TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células Eucariontes e Procariontes

Por:   •  19/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 6

                                                                                                3

Células Procariontes

        Os primeiros seres vivos que surgiram em nosso planeta eram formados por uma única célula, estruturalmente muito simples. Esse tipo de célula recebe o nome de procariótica e persiste nas bactérias e cianobactérias.

        A célula procariótica (pro=antes; karyon=núcleo) apresenta basicamente membrana plasmática, citoplasma e material genético (DNA) localizado em uma região denominada nucleóide. As células procarióticas apresentam parede celular, que é uma estrutura externa à membrana plasmática. Seres formados por esse tipo de célula são chamados de procariontes ou procarioto.

Células Eucariontes

        Há cerca de 1,7 milhões de anos, algumas das células procarióticas teriam aumentado de tamanho e passado a desenvolver invaginações  e evaginações da membrana plasmática, dando origem a um tipo de célula morfologicamente mais complexo: a célula eucariótica (eu=verdadeiro; karyon=núcleo).

        A célula eucariótica forma o corpo dos organismos eucariontes ou eucariotos, representados pelos protistas (amebas e euglenas, por exemplo), fungos, plantas e animais. Alguns protistas, todos os fungos e todas as plantas possuem em suas células parede celular externa à  membrana plasmática.

        Assim como a células procariótica, a eucariótica também apresenta membrana plasmática e citoplasma. Entretanto, na célula eucariótica os dobramentos da membrana plasmática deram origem a várias estruturas membranosas no citoplasma (como retículo endoplasmático e o complexo de golgiense) e à carioteca, que separa do citoplasma o material genético, formando o núcleo.  O próprio nome eucariótica provém da presença de núcleo.

As organelas de uma célula animal e suas funções

[pic 1]

                                                                                                        4

• Citoesqueleto

Possuem filamentos proteicos, como microtúbulos, responsáveis por dar forma à célula. Além disso, participa do transporte de substâncias.

• Ribossomos

São formados a partir do RNA ribossômico e são responsáveis pela produção de proteínas Os ribossomos podem ser encontrados ou aderidos a paredes do retículo endoplasmático rugoso, ou livres.

• Retículo endoplasmático rugoso

Por apresentar ribossomos ligados à sua membrana externa, o RER também é responsável pela síntese proteica, mas a maioria das proteínas será secretada.

• Retículo endoplasmático liso

Dentre as várias funções deste retículo, destaca-se a síntese de lipídeos como fosfolipídeos, óleos e esteroides (incluindo os hormônios sexuais estrogênio e testosterona).

• Complexo de Golgi

Localiza-se próximo ao núcleo celular e é formado por sáculos achatados e vesículas. É a organela responsável pela secreção celular.

• Lisossomos

Originários do aparelho de Golgi, os lisossomos são bolsas membranosas que contêm enzimas capazes de digerir substâncias orgânicas. Estas organelas são as responsáveis pela digestão intracelular e a sua produção excessiva pode destruir uma célula por autodigestão.

• Mitocôndrias

Encontradas em quase todas as células eucariotas, incluindo animais, plantas, fungos e a maioria dos protistas. Assim como os cloroplastos, estas organelas possuem material genético próprio. A função das mitocôndrias é produzir energia (ATP) a partir de processos metabólicos.

• Cloroplastos

Organelas presentes em células de plantas e em alguns organismos fotossintetizantes, os cloroplastos são responsáveis pela produção fotossintética dos carboidratos.

• Peroxissomos

Estas organelas são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas e, além das enzimas que degradam gorduras e aminoácidos, eles possuem grande quantidade da enzima denominada catalase.

                                                                                                        5

Centríolos

Os centríolos não são envolvidos por membrana, atuam no processo de divisão celular e também estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cílios.

As organelas de uma célula  vegetal e suas funções

A célula vegetal é bastante semelhante à célula animal, porém contém algumas diferenças, como a parede celular e os cloroplastos. Na maturidade, tais células podem diferir muito uma das outras quanto as estruturas.

A célula vegetal tipicamente consiste em uma parede celular rígida, e um protoplasto que é composto pelo citoplasma e núcleo. O citoplasmas que é limitado externamente pela membrana plasmática, contém organelas, sistemas de membranas e estruturas não membranosas, como por exemplo, ribossomos. O restante do citoplasma, onde vários sistemas de membranas e corpos estão imersos, é conhecido como matriz citoplasmática ou citosol.

Na célula vegetal viva, o citoplasma está frequentemente em movimento. As organelas podem ser observadas deslizando de uma maneira ordenada no movimento em curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (165.7 Kb)   docx (111.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com