TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Células Sanguíneas

Dissertações: Células Sanguíneas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  424 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Em 05/03/2014 de março de 2014, foi realizado uma aula prática da disciplina de Hematologia no Laboratório da Faculdade de São Paulo em Rolim de Moura - RO, cujo o tema foi técnicas de coletas de sangue e de coloração pelo método Panótico rápido, realização de esfregaço sanguíneo visualização e diferenciação de células sanguíneas. Na coleta sanguínea não deixar o braço garroteado por muito tempo, pode ocasionar agregação plaquetária e em uma contagem de plaquetas haveria interferência ocasionando um falso resultado. Assepsia deve ser realizada no sentido contrário aos pelos, evitando que micro-organismos se alojem debaixo dos mesmos. Agulha introduzida na veia com o bisel para cima isto facilita que o sangue seja aspirado. Feita a coleta, em tubo com anticoagulante homogeneizar imediatamente e lentamente para evitar coágulos e hemólise das hemácias. Às células sanguíneas para serem estudadas passam por um processo chamado de esfregaço que constitui no espalhamento de uma gota de sangue sobre uma lâmina, deixar secar, corar e levar ao microscópio. É por meio deste que as células podem ser visualizadas e classificadas em: eritrócitos ou hemácias, plaquetas e diversos tipos de leucócitos que por sua vez se classificam em granulócitos (neutrófilos, eosinófilos e basófilos) e os agranulócitos (linfócitos e monócitos) suas funções são:

Plaquetas: são corpúsculos anucleados, com forma de disco, derivados de células gigantes e polipeptídios da medula óssea, os megacariócitos. Estas células promovem a coagulação do sangue, auxiliando a reparação da parede dos vasos sanguíneos e evitando a hemorragia através de um processo chamado hemostasia. Grânulos azulados, a menor das células.

Hemácias: são células anucleadas, com forma de um disco bicôncavo, característica que facilita as trocas gasosas, uma vez que as células apresentam uma maior superfície em relação ao volume. As hemácias são glóbulos pobres em organelas e ricos em hemoglobina, a qual garante o transporte de oxigênio para os tecidos. Vale ressaltar também que a deficiência de hemoglobina e a insuficiente produção de eritrócitos pela medula óssea podem provocar anemias. Em sua morfologia normal possui forma arredondada e área central descorada.

Os leucócitos, são produzidos na medula óssea, presentes no sangue, linfa, e em vários tecidos conjuntivos. Apresentam-se incolores e esféricos quando em suspensão no sangue. Sua principal função é combater os microrganismos por meio de fagocitose ou por produção de anticorpos.

Neutrófilos ou Segmentados: possuem de dois a cinco lóbulos, forma irregular, com grânulos por todo citoplasma são células fagocíticas com a função especializada de destruir microrganismos, principalmente bactérias. Quando um tecido é infectado por bactérias, ocorre progressivamente a destruição das células do tecido e, conseqüentemente, a morte tecidual. O tecido lesado apresenta uma diminuição do pH, devido à transformação de glicose em ácido lático pelas bactérias, e este fator, ligado a presença de peptídeos bacterianos, fazem com que os neutrófilos migrem para o local da infecção, iniciando o processo da fagocitose.

Eosinófilo: apresenta normalmente núcleo bi lobulado, grânulos alaranjado e grosseiros preenchendo todo citoplasma. Apresenta granulações citoplasmáticas específicas, com a presença de uma enzima denominada eosinoperoxidase, que desempenha importante função no ataque a parasitas multicelulares.

Basófilo: forma irregular, pouco visualizado no esfregaço com grânulos no citoplasma inclusive sobre o núcleo. Os basófilos se relacionam à mediação de hipersensibilidade do tipo imediata, uma vez que as imunoglobulinas do tipo E (IgE) que envolvem os basófilos reagem com antígenos específicos e liberam histamina. A histamina é um vasodilatador potente, presente nos tecidos, sendo liberada como parte de uma resposta alérgica.

Monócito: é a maior célula normal do sangue periférico. Apresenta um núcleo irregular, e citoplasma cinza azulado sem grânulos. O contorno celular é irregular e o citoplasma pode ser vacuolizado. Os monócitos só atingem o estágio final de maturação, quando deixam a corrente sanguínea para se fixarem nos tecidos, transformando-se em macrófagos, onde exercem importante atividade fagocitária, especialmente na retirada de células sanguíneas velhas e deformadas.

Linfócitos: forma arredondada apresenta citoplasma escasso sem grânulos e núcleo azulado. Pelas técnicas laboratoriais de rotina em hematologia, não há distinção morfológica entre os subgrupos funcionais dos linfócitos. Os linfócitos circulam continuamente entre o sangue e o sistema linfático, tendo uma vida longa quatro a cinco anos. Tem a função de reconhecer antígenos específicos, principalmente proteínas virais.

Objetivo

Ter o primeiro contato com amostras de sangue fresco, realizar a técnica do esfregaço e coloração sanguínea para visualizar e identificar as células sanguíneas.

Material

Corante hematológico (Panótico);

Pipetas de 20 microlitros;

Ponteiras para pipetas de 20 microlitros;

Laminas de microscopia;

Anticoagulante;

Seringas e agulhas para punção venosa;

Tubo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com