TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DROGAS LITUANIANAS

Relatório de pesquisa: DROGAS LITUANIANAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

DROGAS LÍCITAS

As drogas lícitas são substâncias que podem ser produzidas, comercializadas e consumidas sem algum problema. Apesar de trazerem prejuízos aos órgãos do corpo são liberadas por lei e aceitas pela sociedade são conhecidas como “drogas pesadas” e causam forte dependência.

As drogas permitidas por lei são as mais consumidas e as que mais resultam em fatalidades diárias

As drogas lícitas podem causar alguns riscos á saúde, como: ataque cardíaco, doenças respiratórias, enfisema, câncer, impotência sexual, alterações na memória, perda do autocontrole, gota, rompimento das veias, danos no fígado, rins e estômago, cirrose hepática, úlceras, gastrites, irritabilidade, dor de cabeça, insônia, ansiedade, agitação e outros.

4.2.1 ÁLCOOL

Uso de bebidas alcoólicas é tão antigo quanto à própria humanidade. O álcool é a droga lícita mais consumida no Brasil, várias pessoas bebem pouco, em ocasiões especiais ou acompanhando uma refeição. Existem várias pessoas usam o álcool de modo exagerado, abusivo isso gera muitos problemas, podendo levar à dependência, provocando danos sociais e a saúde.

Vários estudos têm demonstrado a ocorrência significativa de mortes e doenças associadas ao uso abusivo do álcool, sendo o alcoolismo a 3ª causa de mortalidade.

Em cerca de 75% dos acidentes de trânsito com vitimas fatais existe um motorista alcoolizado envolvido. O Brasil está no topo da lista de países com maior número de acidentes de trânsito no mundo, resultando em 300 mil vítimas e 50 mil vítimas fatais, e o mérito desta estatística é a mistura de álcool e volante.

Estudos comprovam que o álcool é o principal combustível para a violência doméstica.

Os efeitos das bebidas alcoólicas acontecem em duas fases:

Na primeira o álcool age como um estimulante, e deixa a pessoa mais eufórica e desinibida.

Na segunda com a ingestão de várias doses, surge a ação depressora do álcool, levando a diminuição da coordenação motora dos reflexos e deixando a pessoa sonolenta.

Relação entre os níveis de álcool e os sintomas

Doses de álcool Sintomas

1 a 2 doses A pessoa fica eufórica, desinibida, mais sociável e falante, com sensação de prazer, de alegria (efeito estimulante), diminuição da capacidade de avaliação dos perigos, podendo levar a comportamentos de risco, como beber e dirigir ou operar máquinas, sem condições para isso.

3 a 5 doses Fala pastosa ou arrastada, lentidão dos reflexos, andar cambaleante, sonolência e redução da capacidade de raciocínio e concentração.

Mais de 6 doses Náuseas e vômitos, visão dupla ou borrada, dificuldades de raciocínio, diminuição de resposta a estímulos, sonolência, podendo chegar à anestesia, insuficiência respiratória, coma e morte.

Fonte: http://www.vidasemdrogas.org/alcool.html

Não existe cura para o alcoolismo, como em qualquer outro caso de dependência química. O que existe é tratamento. A natureza do tratamento depende da gravidade do alcoolismo do indivíduo e dos recursos disponíveis.

O tratamento pode incluir a desintoxicação (o processo de retirar o álcool do sistema de uma pessoa com segurança); tomar medicamentos receitados pelo médico para ajudar a evitar o retorno à bebida uma vez que já parou; e aconselhamento individual ou em grupo.

Há tipos de aconselhamento promissores que ensinam a recuperar dependentes de álcool e a identificar situações e sentimentos que levam à necessidade de beber e de descobrir novas maneiras de lidar com a ausência do álcool.

Quaisquer destes tratamentos podem ocorrer tanto em um hospital, como em tratamento residencial ou ambulatorial (o paciente fica em sua casa e vai às consultas, até todos os dias).

4.2.2 CIGARRO

É uma pequena porção de tabaco (ou fumo) seco e picado, enrolado em papel (mortalha) fino ou em palha de milho (cigarro de palha), destinado ao fumo, sendo que o primeiro é industrializado e o segundo, manufaturado.

No mundo todo, três milhões de pessoas por ano e seis por minuto morrem por causa do cigarro.

O tratamento do tabaco utilizado na produção de cigarros introduz substâncias cancerígenas que se tornam ainda mais daninhas durante sua combustão, podendo prejudicar o organismo de diversas formas.

Atualmente, devido ao maior conhecimento das consequências maléficas da inalação do fumo e ao incômodo provocado pela fumaça, foram criadas zonas de não fumantes em muitos lugares públicos em diversos países.

As principais causas do cigarro são: câncer de pulmão, câncer de boca câncer de laringe, câncer de estômago, leucemia, infarto miocárdio, enfisema nos pulmões, impotência sexual, bronquite, trombose vascular, redução da capacidade de aprendizado e memorização catarata aneurisma arterial, rinite alérgica, úlcera do aparelho digestivo, infecções respiratória e angina.

Existem muitos tratamentos contra o cigarro, que servem para fazer com que a pessoa largue o vicio, lembrando não é uma tarefa fácil. A força de vontade e a determinação são os principais itens para conseguir parar de fumar. Você pode fazer tratamentos com especialistas ou tentar parar sozinho, mas aí é mais difícil ainda.

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »