TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de ativos, passivos e patrimônio; Receitas, despesas, perdas e ganhos

Tese: Definição de ativos, passivos e patrimônio; Receitas, despesas, perdas e ganhos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  Tese  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 5

Anhanguera de Rondonópolis

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Alunos:

Karine Ribeiro Lopes RA:6814003279

Marielli Miranda Carvalho RA:6818465788

Wesley Belo do Carmo RA:6679359365

Etapa 2

Aula-tema: Definição de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido; Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos.

Docente: Luciano Passos

Rondonópolis, 25 de setembro de 2013

Sumário

1.Introdução

2.Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas

3. Exercício de fixação

4.Planilha

1.Introdução

O presente trabalho visa descrever os conceitos oferecidos no artigo.A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.

2.Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas:

uma análise do ensino da teoria da contabilidade,

No pressente artigo pude observar que, para entender os conceitos e analisar suas características é fundamental para o desenvolvimento da teoria contábil. o conceito de ativo como o núcleo fundamental da Teoria Contábil que ainda se encontra em plena discussão. Uma Análise do Ensino da Teoria da Contabilidade,refere-se ao conceito de ativo e à sua mensuração, aspecto importante, mas nem sempre devidamente compreendido pelos estudantes na área de contabilidade

O domínio da mensuração apropriada do valor econômico de ativos, passivos, patrimônio líquido, despesas, receitas, perdas e ganhos tornam-se cruciais, demandando a necessidade de estimular a pesquisa acadêmica na busca de metodologias de mensuração de ativos e passivos ,que possam fornecer um valor mais aproximado da realidade do patrimônio de uma entidade.

Para o autor é importante o estudo do ativo, que poderíamos dizer que é o capítulo essencial da Contabilidade, porque à sua definição e avaliação está ligada a multiplicidade de relacionamentos contábeis que envolvem receitas e despesas.para alguns o ativo é como se fosse uma reserva para o futuro.

Ativo: “são recursos controlados por uma entidade capaz de gerar, mediata e imediatamente, fluxos de caixa”. Nesse sentido as seguintes terminologias são utilizadas por pesquisadores da Contabilidade: "benefícios futuros.

Alguns autores definem ativo intangível como um direito a benefícios futuros que não possui corpo físico ou financeiro, que é criado pela inovação, por práticas organizacionais e pelos recursos humanos.

Ainda segundo o autor, os ativos intangíveis interagem com os ativos tangíveis na criação de valor corporativo e no crescimento econômico, esperados recursos econômicos possuídos; valor para a empresa; direito específico a benefícios futuros e potencialidade de serviços futuros".No entanto o Sistema Tradicional da contabilidade já que ainda não registra os ativos intangíveis não-adquiridos (ou desenvolvidos internamente) de uma empresa, o que pode afetar a qualidade e o poder preditivo da informação apresentada.

Podemos definir passivo como“sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes de uma entidade no sentido de transferir ativos ou serviços para outras entidades no futuro em conseqüência de transações e eventos passados”.

Receitas são entradas ou outros aumentos de ativos de uma entidade, ou liquidações de seus passivos (ou ambos), decorrentes da entrega ou produção de bens, prestação de serviços, ou outras atividades correspondentes a operações normais ou principais da entidade”. Resumidamente,a receita é o esforço da empresa que busca um resultado, seja essencial ou periférico, é a validação pelo mercado do incremento no potencial do ativo gerar benefícios futuros, já o ganho é um resultado positivo que independe inteiramente de qual esforço da empresa.

Em relação as despesas nem sempre, o lucro é a medida mais coerente para a avaliação da tomada de decisão pelos stakeholders. Isso se evidencia não só pela questão do gerenciamento de resultados, mas também por esses valores divulgados nem sempre representarem uma mensuração do resultado econômico da empresa, operações extraordinárias das entidades. A despesa é a concretização do esforço, em termos monetários, para a geração da receita.

Ganhos representam eventos favoráveis não diretamente relacionados com a produção normal de receitas das empresas”. Porém, ele coloca que a maior dificuldade consiste em distinguir o que é normal e o que é extraordinário na vida das entidades.

O FASB conceitua perdas como sendo decréscimos pela participação de transações periféricas ou incidentais de uma entidade, e em outras transações ou outros eventos e circunstâncias, afetando a entidade durante um período, exceto aqueles que resultam de despesas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com