TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dengue: Aspectos Epidemiológicos, Diagnósticos E Tratamento

Trabalho Escolar: Dengue: Aspectos Epidemiológicos, Diagnósticos E Tratamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

A dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução benigna na forma clássica, na maioria dos casos. Pode apresentar duas formas clínicas: Dengue Clássico e Febre Hemorrágica da Dengue.

A dengue é hoje a mais importante arbovirose que afeta o homem e constitui um serio problema de saúde pública no mundo, especialmente na maioria dos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes Aegypti, o principal mosquito vetor.

Em 1986, a epidemia de dengue atinge o Rio de Janeiro, Ceará e Alagoas. Só no Rio de Janeiro ocorreram 1.000.000 de casos. No Estado de São Paulo, em 1990, começa uma grande epidemia na região de Ribeirão Preto, que se disseminou para outras regiões.

Em 1995, já havia 14 municípios envolvidos com a transmissão da dengue. Atualmente, a situação é alarmante: temos o mosquito Aedes aegypt em 24 Estados, com aproximadamente 1.000 municípios infectados.

Modo de transmissão:

A transmissão se faz pela picada do mosquito fêmea infectado, no ciclo adulto - Aedes aegypti adulto. O inseto pica durante o dia e está mais adaptado ao ambiente urbano. Na sua fase larvária, vive na água limpa e parada, na água armazenada para uso doméstico, ou em qualquer lugar onde haja água limpa acumulada.

Não há transmissão por contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia, nem através de fontes de água ou alimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com