TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Da Genética E Conhecimento Do DNA Na Medicina Preventiva.

Trabalho Escolar: Desenvolvimento Da Genética E Conhecimento Do DNA Na Medicina Preventiva.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

Nesta Verificação de leitura acadêmica falaremos sobre Genética é o ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração para geração. Muitas cientistas acreditam que a explicação para inúmeros problemas genéticos se encontra nos genes.

A hereditariedade é a herança genética que recebemos de nossos antepassados, seja ela, características físicas ou, até mesmo, doenças. Daí a explicação de filhos se parecerem com o pai, com a mãe, avô, avó, tio, tia e até parentes mais distantes.

Com os avanços da ciência a genética se desenvolveu muito, e assim muitas teses acabaram sendo criadas.

Gregor Mendel (1822-1884) é considerado o pai da genética ( embora não a tenha chamado assim), tendo publicado seus experimentos com ervilhas (Pisum sativum) em 1866. Estes trabalhos geraram o fundamento da genética atual, considerada contemporaneamente uma ciência de potenciais.

Mendel G (1866) foi o criador das leis básicas da hereditariedade, mas no ano de suas publicações não foi levada tão a seria, então só depois da morte de Mendel foi que suas leis foram redescobertas e compreendidas. Formando assim as duas tão famosas leis de Mendel

O material escolhido por Mendel para suas pesquisas foi uma ervilha, que apresenta uma série de vantagens; é um vegetal de fácil cultivo, que produz muitas sementes e um número bastante grande de descendentes. A escolha de Mendel não foi por acaso pois uma ervilha é planta fácil de cultivar, de ciclo reprodutivo curto e que produz muitas sementes são plantas genitoras. A partir da autopolinização, Mendel produziu e separou diversas linhagens puras de ervilhas para as características que ele pretendia estudar. Mendel estudou sete características nas plantas de ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, aspecto externo da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta. Mendel selecionou e fez a análise criteriosa, em separado, para cada par das sete características que identificou; considerou um número apreciável de indivíduos de várias gerações; e, para iniciar seus primeiros cruzamentos, teve o cuidado de escolher exemplares puros, observando-as por seis gerações resultantes da autofecundação, para confirmar se realmente só dariam origem a indivíduos semelhantes a ele e entre si.

Executando a fecundação cruzada da parte masculina de uma planta de semente amarela com a feminina de uma verde (geração parental, ou P), observou que os descendentes, que chamou de geração F1, eram somente de sementes amarelas. Autofecundando esses exemplares, a F2 se apresentou na proporção de 3 sementes amarelas para 1 verde (3:1).

Com esses dados, Mendel considerou as sementes verdes como recessivas e as amarelas, dominantes. Fazendo o mesmo tipo de análise para as outras características dessa planta, concluiu que, em todos os casos, havia a mesma proporção de 3:1.

Na primeira lei de Mendel ou Lei da Segregação dos fatores, Mendel deduziu que as características hereditárias são determinadas por fatores herdados dos pais e das mães na mesma proporção, que tais fatores se separam na formação dos gametas e que indivíduos de linhagens puras possuem todos seus gametas iguais, ao passo que híbridos produzirão dois tipos distintos, também na mesma proporção. De acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com