TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dna Desenvolvimento Doenças

Casos: Dna Desenvolvimento Doenças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

O teu corpo controla cuidadosamente as células que se devem dividir, e quando. Fazem-no usando sinais moleculares de "parar" e de "avançar". Por exemplo, as células danificadas no local de uma ferida enviam sinais de "avançar" para as células da pele circundantes, que respondem crescendo e dividindo-se até cobrirem o ferimento. Inversamente, são gerados sinais de "parar", por exemplo quando uma célula se encontra num ambiente pobre em nutrientes. Às vezes, porém, sinais de avançar são produzidos quando não deviam, ou sinais de parar não são enviados, ou não são recebidos. Ambos os cenários podem resultar em divisão celular descontrolada e cancro. A mitose pode assim transformar-se numa arma letal, voltada para o próprio organismo, e culminando com o crescimento de tumores invasivos.

Felizmente, é necessário mais do que um sinal errado, de parar ou avançar, para provocar um cancro. Porque o nosso organismo é geralmente muito bom em proteger os seus sistemas essenciais, é normalmente necessário um duplo golpe para que células saudáveis se transformem em células malignas. Esses golpes podem vir na forma de erros, ou mutações, no DNA, de modo a danificarem um gene e resultar na produção de uma proteína defeituosa. Luz solar, raios X e outras radiações, toxinas, tais como as encontradas no fumo de tabaco e poluição atmosférica, e alguns vírus, podem causar tais mutações. As pessoas também podem herdar mutações dos seus progenitores, o que explica o facto de algumas famílias terem taxas mais elevadas de certos cancros. Neste caso, o primeiro golpe é desferido aquando da concepção. Mutações subsequentes podem então arrastar uma célula para o caminho da malignidade.

Ironicamente, a própria mitose pode também causar mutações, porque cada vez que o DNA é copiado são produzidos erros (felizmente, quase todos estes erros são corrigidos pela nossos sistemas, extremamente eficientes, de reparação do DNA). Portanto há uma negociação inerente na mitose: Permite-nos crescer até à maturidade e mantém-nos saudáveis, mas é também uma fonte de mutações potencialmente prejudiciais no DNA. Voltaremos à ligação entre divisão celular e danos no DNA quando falarmos de envelhecimento no próximo capítulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com