TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Embrionário E Suas Fases

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento Embrionário E Suas Fases. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade de Ensino Superior de Floriano – FAESF

Curso de Bacharelado em Fisioterapia

Componente curricular: Histologia

Docente: Georgette Carnib

Acadêmicos: Elivan Bueno , Paulo Octávio

Desenvolvimento embrionário e suas fases

Floriano-PI

2014

1 - DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

Atualmente há um interesse crescente em torno do desenvolvimento humano desde o período que precede o nascimento (chamado de desenvolvimento embrionário). Este é um processo contínuo que tem seu início quando um ovócito (óvulo) é fertilizado por um espermatozóide. Algumas fases se combinam e transformam o ovócito fertilizado (totipotente) em um organismo multicelular, são elas: a divisão, a migração e a morte celular junto à diferenciação, aocrescimento e ao rearranjo celular. Apesar da maioria das mudanças ocorrerem nos períodos embrionários e fetais, acontecem também muitas mudanças significativas e igualmente importantes no período posterior ao nascimento, na sequência das fases de infância, adolescência e início da fase adulta.

2 - FASES DA SEGMENTAÇÃO EMBRIONÁRIA

Na segmentação há uma primeira etapa, chamada mórula, na qual há um aumento significativo de células, decorrente das mitoses. Nesta, o volume total do embrião não se aumenta de forma considerável, já que tais divisões, denominadas clivagens, ocorrem de forma bastante rápida. Assim, não permite que as células, agora chamadas de blastômeros, tenham tempo para se desenvolverem. (Figura 1.1)

Na segunda etapa, blástula, o número de células aumenta ainda mais, formando internamente uma cavidade cheia de líquido denominada blastocele. Vale ressaltar que a quantidade de vitelo presente altera a velocidade da segmentação: quanto mais vitelo, menor a taxa de divisões. Quando todo o zigoto sofre segmentação, denominamos esta como do tipo holoblástica. Quando não ocorre desta forma, temos a chamada segmentação meroblástica. (Figura 1.2).

1.1 Esquema representativo das fases da segmentação.

1.1. Esquema representativo das fases da segmentação.

2.1 – MÓRULA

A clivagem ou segmentação consiste em repetidas divisões mitóticas do zigoto, o que leva ao rápido aumento do numero de células. Estas células, os blastômeros, tornam-se menores a cada divisão de clivagem. Primeiro o zigoto se divide em dois blastômeros, a seguir, estas células se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros e assim por diante. Normalmente, a clivagem ocorre enquanto o zigoto avança pela tuba uterina em direção ao útero. (figura 1.3).

1.1. Esquema representativo das divisões mitóticas do zigoto.

Esquema do ciclo ovariano, fertilização e desenvolvimento humano durante a primeira semana. O estagio 1 do desenvolvimento começa com fertilização na tuba uterina e termina com a formação do zigoto. O estagio 2 compreende os dias 2 e 3, os estágios iniciais da clivagem (de 2 a 16 células – mórula). O estagio 3, consiste nos dias 4 a 5, blastocisto livre. Estagio 4, dias 5 a 6, é representado pelo blastocisto prendendo-se a parede posterior do útero, local usual da implantação.

Durante a clivagem, o zigoto ainda está contido dentro da zona pelúcida, gelatinosa e bastante espessa, que é translúcida a luz do microscópio. A divisão do zigoto em blastômeros começa cerca de 30 horas depois da fertilização. seguem-se outras divisões, formando blastômeros progressivamente menores.

Depois do estagio de nove células, os blastômeros mudam de forma e se ajustam firmemente uns aos outros, formando uma bola compacta de células. Esse fenômeno, conhecido como compactação, provavelmente é mediado por glicoproteínas de adesão da superfície celular. A compactação possibilita uma maior interação célula- célula e é um pré requisito para a segregação das células internas que formam a massa celular interna do blastocisto.

Quando ha 12 a 15 blastômeros, o ser humano em desenvolvimento é denominado mórula, do latim amora, por sua semelhança com essa fruta. As células internas da mórula, a massa celular interna, estão envolvidas por uma camada de células achatadas que formam a camada celular externa, ou trofoblasto. A mórula, esférica, forma-se três dias apos a fertilização, momento em que ela penetra na cavidade uterina.

2.2. – BLÁSTULA

Na fase de blástula, em que é aumentado o número de células e se forma uma cavidade interna cheia de líquido.

A cavidade central que se observa na blástula recebe o nome de blastocele (cele = cavidade) e é cheia de líquido sintetizado pelas células que formam os seus limites.

Nos ovos isolécitos e nos heterolécitos a blastocele é bem desenvolvida.

Na blástula originada da segmentação de ovos telolécitos, não se observa a verdadeira blastocele (cele = cavidade) e é cheia de líquido sintetizado pelas células que formam os seus limites.

Nos ovos isolécitos e nos heterolécitos a blastocele é bem desenvolvida.

Na blástula originada da segmentação de ovos telolécitos, não se observa a verdadeira blastocele, pois a cavidade formada não é inteiramente delimitada pelos blastômeros. Essa cavidade é delimitada em parte pelos blastômeros e em parte pelo vitelo. Nesse caso, a cavidade formada recebe o nome de cavidade subgerminal, que também é preenchida por líquido sintetizado pelas células. A blástula que se forma a partir da segmentação dos ovos telolécitos recebe o nome de discoblástula.

3 – GÁSTRULA.

Neste estágio, onde o embrião já está na terceira semana, o blastocisto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com