TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fases Do Desenvolvimento Motor(Gallahue)

Pesquisas Acadêmicas: Fases Do Desenvolvimento Motor(Gallahue). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  6.355 Palavras (26 Páginas)  •  7.698 Visualizações

Página 1 de 26

DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Modelo Teórico

David Gallahue

O desenvolvimento motor pode ser conceitualizado, usando uma ampulheta heurística, como um processo fase estágio descontínuo e sobreposto.

A função principal da teoria é integrar fatos existentes para organiza-los de tal maneira que eles forneçam um significado. As teorias do desenvolvimento tomam os fatos existentes sobre o organismo e fornecem um modelo desenvolvimentista congruente com os fatos. Portanto, a formulação de teorias serve como base para testar os fatos e vice versa. Os fatos são importantes, mas sozinhos não constituem ciência. O desenvolvimento de uma ciência depende do avanço da teoria, bem como da acumulação dos fatos. No estudo do comportamento humano, especialmente nas áreas de desenvolvimento cognitivo e afetivo, a formulação das teorias ganhou crescente importância nos últimos anos. As teorias têm desempenhado um papel duplo essencial em ambas as áreas, a saber, têm servido e continuam a servir como integradoras dos fatos existentes e como base para a derivação de novos fatos (Bigge e Shermis, 1992; Learner, 1986).

Até recentemente o interesse pelo desenvolvimento motor estava preocupado basicamente em descrever e em catalogar dados, com pouco interesse em modelos desenvolvimentistas que levassem a uma explicação teórica do comportamento no decorrer da vida. Essa pesquisa era necessária e muito importante para a nossa base de conhecimentos. Porém, na realidade, ela pouco fez para ajudar nos a responder às questões criticamente importantes do que está na base do processo do desenvolvimento motor e como o processo ocorre. Somente existe um número limitado de modelos abrangentes do desenvolvimento motor. Agora, entretanto, estudiosos do desenvolvimento motor estão reexaminando o seu trabalho em relação a pesquisas mais cuidadosamente planejadas e baseadas em estruturas teóricas experimentais. O objetivo deste capítulo é apresentar um modelo abrangente de desenvolvimento motor, baseado em pontos de vistas teórico específicos, em um esforço tanto para descrever quanto para explicar o desenvolvimento e para servir como base para a geração de novos fatos sobre esse importante aspecto do comportamento humano.

CONCEITO 1

Poucos modelos teóricos abrangentes de desenvolvimento motor existem

A primeira função de um modelo teórico de desenvolvimento motor deveria ser a integração dos fatos existentes englobados pela área de estudo. A segunda função deveria ser servir como base para a geração de novos fatos. Pode se argumentar que os fatos poderiam ser interpretados de mais de uma maneira, isto é, a partir de perspectivas teóricas diferentes, o que é, de fato, desejado. Pontos de vistas diferentes promovem argumentos e debates teóricos que são, a própria centelha da pesquisa, ao lançar nova luz sobre interpretações teóricas divergentes. Mesmo se diferenças teóricas não existirem, pesquisas devem ser realizadas para determinar se as hipóteses derivadas da teoria podem ter um suporte tanto experimental quanto ecológico (Bigge e Shermis, 1992; Learner, 1986).

A teoria deveria servir como base para todas as pesquisas e para a ciência, e o estudo do desenvolvimento motor não constitui exceção. A teoria desenvolvimentista deve ser tanto descritiva quanto explicativa. Em outras palavras, o desenvolvimentalista está interessado em como as pessoas tipicamente são em faixas etárias particulares (descrição) e o que faz com que essas características ocorram (explicação). Sem uma base teórica de operação, a pesquisa sobre o desenvolvimento motor ou qualquer outra área tende a produzir pouco mais do que fatos isolados. Todavia, sem um corpo existente de conhecimento (fatos), não podemos formular teorias e sem a formulação e o teste constante de teorias, não podemos esperar um nível superior de compreensão e de conscientização do fenômeno que chamamos de desenvolvimento motor.

CONCEITO 2

Modelos teóricos tentam descrever e explicar o comportamento e podem ser indutivos ou dedutivos em sua natureza.

Uma teoria é um grupo de afirmações e de conceitos que integram fatos existentes e levam à geração de novos fatos. O modelo das "fases do desenvolvimento motor" a ser apresentado neste capítulo não é baseado unicamente na acumulação dos fatos. Tal modelo resulta do uso de um "método embutido" de formulação de teoria. No método indutivo, o pesquisador primeiramente inicia com um conjunto de fatos e, então, tenta encontrar uma estrutura conceptual ao redor da qual possa organizá los e explicá los. O "método dedutivo", de formulação teórica, conforme usado aqui, é baseado na inferência e possui três qualificações básicas. Primeiramente, a teoria deve integrar fatos existentes e responder por evidências empíricas que se relacionem com o conteúdo da teoria. Em segundo lugar, a teoria deveria prestar se à formulação de hipóteses estáveis na forma de: se _, então. Em terceiro lugar, a teoria deveria satisfazer o teste empírico, isto é, hipóteses que são experimentalmente testadas deveriam produzir resultados que fornecessem maior apoio à teoria.

O uso de um modelo dedutivo ao invés de um modelo indutivo faz com que possamos ver como fatos bem acumulados encaixam se em um todo coeso e compreensível. Isso também faz com que identifiquemos as informações que são necessárias para preencher as lacunas na teoria, para esclarecê la ou refiná la. As fases do desenvolvimento motor delineadas neste capítulo são baseadas na dedução e servem como modelo para a formulação teórica. Em seções subseqüentes do texto cada fase será explorada em maiores detalhes.

AS FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR

O processo do desenvolvimento motor revela se basicamente por alterações no comportamento motor. Todos nós bebês, crianças, adolescentes e adultos - estamos envolvidos no processo permanente de aprender a mover se com controle e competência, em reação aos desafios que enfrentamos diariamente em um mundo em constante mutação. Podemos observar diferenças desenvolvimentistas no comportamento motor, provocadas por fatores próprios do indivíduo (biologia), do ambiente (experiência) e da tarefa em si (físicos/mecânicos). Podemos fazer isso pela observação das alterações no processo (forma) e no produto (desempenho). Assim, um meio primário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.7 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com