TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diabetes Mellius e Neuropatia Diabética

Por:   •  14/2/2019  •  Monografia  •  4.679 Palavras (19 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 19

IBCMED – Instituto Brasileiro de Ciências Médicas Juscelino Kubitschek [pic 1]

PÓS-GRADUAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

ALEXANDRE WALL

DIABETES MELLITUS E NEUROPATIA DIABÉTICA: REVISÃO DE LITERATURA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

SÃO PAULO

2018


ALEXANDRE WALL[pic 2]

DIABETES MELLIUS E NEUROPATIA DIABÉTICA: REVISÃO DE LITERATURA

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Trabalho de conclusão do curso de pós-graduação

em Endocrinologia e Metabologia do IBCMED –

Instituto Brasileiro de Ciências Médicas

Juscelino Kubitschek

Orientador: Dra Vaneska Spinelli Reuters

SÃO PAULO

2017


AGRADECIMENTOS[pic 3]

        Agradeço, primeiramente, a minha noiva, Carolina, pelo companheirismo e pelo apoio incondicional em minha jornada.

        Agradeço também aos professores, pelo incentivo e conhecimento ao longo do curso e também aos coordenadores desta instituição.

        Aos meus pais, pelo incentivo, suporte e amor.

        A todos que direta ou indiretamente fizeram parte da minha formação, o meu muito obrigado.

RESUMO[pic 4]

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica crônica, complexa e multifatorial, que está associada a um aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares e morbidade por complicações crônicas, como é o caso da neuropatia diabética. Sua prevalência tem se elevado vertiginosamente e projeta-se um incremento ainda maior nas próximas décadas. O aumento da longevidade, do sobrepeso e do sedentarismo são alguns fatores responsáveis por esse aumento significativo. Estima-se que portadores de DM podem ter uma redução de cerca de 15 anos ou mais na expectativa de vida, fazendo-se necessário estabelecer estratégias efetivas para a prevenção e melhor manejo dessa doença. O diagnóstico precoce e o tratamento com controle metabólico adequado permite retardar a evolução do DM e de suas complicações. A Neuropatia Diabética é uma de suas complicações mais comuns e severas, com grande impacto na qualidade de vida dos pacientes e que pode implicar em amputações e incapacidade. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica detalhada e atualizada sobre o tema, a fim de prover subsídios para profissionais da área da saúde.

Palavras-Chave: diabetes; neuropatia diabética; prevenção; complicações.

ABSTRACT[pic 5]


Diabetes Mellitus (DM) is a chronic, complex and multifactorial metabolic disease that is associated with an increase in mortality due to cardiovascular diseases and morbidity due to chronic complications, such as diabetic neuropathy. Its prevalence has skyrocketed and a further increase is projected in the coming decades. Increased longevity, overweight and sedentary lifestyle are some factors responsible for this significant increase. It is estimated that DM patients may have a reduction of about 15 years or more in life expectancy, making it necessary to establish effective strategies for the prevention and better management of this disease. The diagnosis and early management of its patients allows to delay the evolution of DM and its complications. Diabetic Neuropathy is one of its most common and severe complications, with a great impact on the quality of life of the patients and that may imply amputations and disability. The objective of this work was to carry out a detailed and updated bibliographic review on the subject, in order to provide subsidies for health professionals.

Keywords: diabetes; diabetic neuropathy; prevention; intervention; 


LISTA DE ABREVIAÇÕES[pic 6][pic 7][pic 8]

DM – Diabetes Mellitus

ND – Neuropatia Diabética

PD – Pé Diabético


SUMÁRIO[pic 9]

1 INTRODUÇÃO

7

1.1 JUSTIFICATIVA E OBJETIVO

8

 1.2 MATERIAIS E MÉTODOS

9

2 REVISÃO DE LITERATURA

10

2.1 DEFINIÇÃO DE DIABETES MELLITUS

10

2.2 CLASSIFICAÇÃO DO DIABETES MELLITUS

11

2.3 PREVENÇÃO DO DM E SUAS COMPLICAÇÕES

12

2.4 NEUROPATIA DIABÉTICA

13

3 CONCLUSÃO

16

4 REFERÊNCIAS

17


1 INTRODUÇÃO

Conforme a American Diabetes Association, o Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada pela elevação da glicose no sangue, denominada de hiperglicemia. Esta disfunção pode decorrer em consequência de defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina.

O DM é uma doença que se destaca, devido ao seu alto grau de incidência na população. Assim sendo, observa-se um aumento significativo do número de portadores de DM nos últimos anos, especialmente o tipo 2. Isto tem gerado preocupação quanto às suas complicações a longo prazo.

De acordo com Sartorelli et al. (2003), nos países em desenvolvimento, como o Brasil, o diabetes é visto em indivíduos cada vez mais jovens, causando um grande impacto negativo envolvendo a qualidade de vida do paciente.

O comprometimento da produtividade, qualidade de vida e sobrevida dos pacientes, além do alto custo aos sistemas de saúde, evidenciam a importância da melhor compreensão do DM e suas implicações. (KING; AUBERT; HERMAN, 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.3 Kb)   pdf (184.7 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com