TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dinâmica da população

Tese: Dinâmica da população. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Tese  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A dinâmica das populações trata-se do desenvolvimento da comunidade biótica no meio em que vivem.

Ao decorrer dos anos foi observado o crescimento e desenvolvimento progressivo desta “comunidade” que continuamente foi necessitando mais dos recursos naturais desde o nascimento até o falecimento, em prol do aprimoramento e uma melhor qualidade de vida .

Infelizmente a ausência da preocupação ambiental através da exploração dos recursos naturais, e o excesso de nascimento e longevidade de vida dos seres que convivem no mesmo ambiente, gerou a degradação ambiental que atualmente demonstra os efeitos dos impactos cometidos ao longo da historia, tornando-os irreversíveis.

Dinâmica das populações

Uma população pode ser definida como qualquer grupo de organismo da mesma espécie (ou outros grupos dentro dos quais os indivíduos podem intercambiar a informação genética¬) que ocupa um espaço determinado e funciona como uma parte de uma comunidade biótica, a qual, por sua vez, é definida como um conjunto de populações que funcionam como uma unidade integradora, através de transformações metabólicas co-evoluidas numa dada área de habitat físico. Uma população possui varias características, as quais, apesar de serem mais bem expressas como funções estatísticas, são propriedades exclusivas do grupo, não sendo características dos indivíduos dentro do grupo. Algumas dessas propriedades são a densidade, natalidade, mortalidade, distribuição etária, potencial biótico, dispersão e a forma de crescimento. As populações possuem também características genéticas diretamente relacionadas com a sua ecologia, a saber, a adaptatividade, o fitness reprodutivo e a persistência.

Densidade: a densidade populacional é o tamanho da população em relação a alguma unidade de espaço. Geralmente é avaliada e expressa como o numero de indivíduos ou a biomassa da população, por unidade de área ou de volume.

Natalidade: a natalidade é a capacidade de uma população aumentar. A taxa de natalidade é equivalente a taxa de nascimento na terminologia do estudo da população humana. Na verdade, é apenas um termo mais amplo, que engloba a produção de novos indivíduos de qualquer organismo, seja qual for o processo: nascimento, eclosão, germinação ou divisão.

Mortalidade: a mortalidade refere-se à morte dos indivíduos na população. É equivalente a taxa de óbitos na demografia humana. Assim como a natalidade, a mortalidade pode ser definida como o numero de indivíduos que morrem num dado período.

Distribuição etária: a distribuição etária, importante característica das populações, influencia tanto na natalidade como a mortalidade. As proporções entre vários grupos etários de uma população determinam o estado reprodutivo atual da população e indicam o que poderá ser esperado no futuro.

Problemáticas ambientais com a urbanização

Os grandes centros urbanos há problemas ambientais que produzem diversas consequências sobre todos os aspectos do meio ambiente natural (como a fauna, a flora, o relevo, o clima e a hidrologia), alem da poluição atmosférica, as metrópoles apresentam outros problemas ambientais, como:

• Poluição sonora: provocada pelo excesso de ruídos (do trânsito de veículos automotores, indústrias, obras nas ruas, movimento de pessoas, propaganda comercial, sirenes e alarmes, atividades recreativas, entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com