TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Hernia Discal

Por:   •  7/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DIRIGIDO - HÉRNIA DISCAL

Carolina Oliveira

Eliel Santos

Juliane Gomes

Juliane Oliveira

Regiane Silva

Sarah Ávila

Vanessa Souza

Farmácia – 1º Semestre - 2015

Morfologia Neurolocomotora


1 – O que é osteófito?

Osteófito é uma formação óssea anormal, que é produzida nas proximidades das articulações decorrente do desgaste do osso. Devido à formação de espículos (ou “espinhos”) ósseos, se apresenta na radiografia do local com a aparência de bico de ave, portanto é popularmente conhecida como “bico de papagaio”.

2 – Explique, pela microscopia, como ele é formado?

Ele é formado naturalmente em resposta ao desgaste natural do osso, mas o crescimento exagerado é devido a algum tipo de inflamação (como uma osteoartrite, por exemplo). Cada impacto durante a movimentação do corpo produz pequenas fraturas. Essas fraturas expõem o osso subjacente fazendo-o gastar-se e formar-se de modo errôneo, tornando essa superfície irregular, rugosa e inadequada para o deslizamento das extremidades articulares.

3 – Explique o processo de desenvolvimento da hérnia discal.

Com o passar do tempo, e com alguns outros fatores (como excesso de peso, movimentos repetitivos, sedentarismo, etc.), os discos intervertebrais vão desidratando e criando pequenas fissuras. Com a ruptura do anel fibroso, o núcleo pulposo do disco invertebral migra do centro do disco para a periferia, em direção ao canal medular ou nos espaços onde saem as raízes nervosas, levando à compressão dessas raízes.

4 -Explique as várias origens da dor que acompanha e caracteriza a hérnia discal.

Quando o disco intervertebral começa a ficar desidratado, os ossos começam a se colidir e consequentemente causam dor. Com a fissura do disco, o núcleo pulposo começa a se unir com o anel fibroso, mudando sua estrutura e causando dores lombares (dores locais), e com a progressão dessa condição, o abaulamento causa pressão física nas raízes nervosas podendo comprometer o movimento (dor ciática).

5 - Explique o que é dor neuropática e suas causas mais comuns.

A dor neuropática é definida como dor causada por lesão ou disfunção do sistema nervoso, como resultado da ativação da via nociceptiva (fibras de pequeno calibre e trato espinotalâmico). As principais causas são: Diabetes melito, neuralgia pós-herpética, neuralgia trigemal, acidente vascular encefálico, lesão medular entre outros.

6 - Se a hérnia de disco é uma desordem músculo-esquelético, explique por que causa dor neuropática.

Por compressão radicular. Ao se fissurar, o disco intervertebral começa a sofrer pressão das vértebras em que ele se encontra, e ele é parcialmente empurrado para fora do local onde ele se encontra. Quando isso ocorre, o nervo que passa entre essas vértebras é pressionado e comprimido, e o resultado é dor onde esse nervo termina sua conexão.

7 - Dentre as causas frequentes de dor neuropática no Sistema Nervoso Periférico, explique a Neuralgia do trigêmeo, Neuropatologia por compressão nervosa e Neuralgia pós-herpética.

A neuralgia do trigêmeo é decorrente de qualquer compressão na raiz do nervo, desencadeando uma dor intensa na região facial de pequena duração, porém sua intensidade aumenta a cada recidiva. A maior parte dos casos são idiopáticos, e a compressão se dá comumente pela dilatação de algum vaso proximal à raiz do nervo, pela presença de tumores e em casos de acometimento por doença desmielinizante, outras possíveis causas são infartos no tronco encefálico e neurinoma acústico.A neuropatologia por compressão nervosa é o que acontece se e ahérnia de disco comprimir os nervos próximos do canal espinhal, isso pode causar vários sintomas relacionados aos nervos, incluindo a alta intensidade de dor, diminuição da sensibilidade e fraqueza muscular. Nos casos mais graves, uma hérnia de disco pode comprimir os nervos que controlam o intestino e a bexiga, causando incontinência urinária (falta de controle da urina) e fecal (perda do controle das fezes), o que agrava o quadro clínico da doença.Já a neuralgia pós - herpética,  é uma intensa dor decorrente infecção crônica pelo vírus Herpes Zoster, que causa varicela. Normalmente acomete apenas um lado do corpo, acompanhando as fibras nervosas. As lesões são em formas de vesículas. O processo de cura se dá espontaneamente e acomete principalmente pessoas idosas. Mesmo após a cicatrização a dor pode persistir por umas semanas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (75.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com