TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doença da toxoplasmose

Seminário: Doença da toxoplasmose. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Seminário  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

Doença Toxoplasmose

Agente etiológico Toxoplasma gondii

Hospedeiro Gatos e felinos

Intermediários

(homens e outros animais mamíferos, carneiros,porcos e aves)

Vetor biológico Heteroxênico se desenvolve em duas fases extintas sexuada: ocorre nas células do epitélio intestinal de gatos jovens não imunes e assexuadas ocorre nos linfonodos e nos tecidos de vários hospedeiros.

Veículo Ingestão de oocistos de gatos jovens presentes em jardins, caixas de areia, caixas de lixo,baratas, moscas,minhocas, mãos sujas levadas a boca,ingestão de carne crua ou mal cozida infectada por cistos,ingestão de taquizoitos em leites contaminados, saliva,deposição de taquizoitos na mucosa vaginal junto com o esperma, inalação por lambeduras ou perdigotos ou ainda acidentes laboratoriais.

Reservatório Os hospedeiros definitivos são os gatos e outros felinos que se contaminam pela ingestão de mamíferos.

Modo de transmissão Através da ingestão de carne mal cozida contendo cistos de Toxoplasma; pela ingestão de oocistos provenientes de mão contaminada por fezes ou alimento e água; transmissão transplacentária; inoculação acidental de traquizoítos ou pela ingestão de oocistos infectantes na água ou alimento contaminado com fezes de gato. Pode ocorrer transmissão através da inalação de oocistos esporulados. As fezes de cabras e vacas infectadas podem conter traquizoítos

Profilaxia Não se alimentar de leite cru de qualquer animal, controlar a população de gatos vadios,exames pré-natal.toxoplasmose congênita ou pré-natal na fase aguda pode ocorrer abortos, partos precoces,criança nascer normal e adquirir a doença posteriormente,anemia,lesão ocular,edema,calcificações cerebrais e óbito;pós-parto depende da carga do parasita e localização.

Diagnóstico clínico A grande maioria das infecções por Toxoplasma passa despercebidas, pois são assintomáticas e auto limitadas.

Diagnóstico laboratorial se baseia nos sinais clínicos e pela confirmação através de estudos sorológicos, pela demonstração do agente em tecidos ou líquidos corporais pela biópsia ou necrópsia ou pela identificação do agente em animais ou através do cultivo de material. Aumentos dos níveis de anticorpos apontam para infecção ativa. A presença de IgM específico ou aumento dos títulos de IgG em soro seqüencial de crianças é evidencia conclusiva de infecção congênita. Altos níveis de anticorpos IgG podem persistir por anos não significando atividade da doença. Pode-se detectar material genético do parasita por técnicas de biologia molecular, principalmente nas infecções congênitas no útero.

Tratamento A toxoplasmose pode ser tratada tanto em humanos quanto em animais e, com a utilização de medicamentos, receitados pelo profissional competente, é possível evitar a progressão da doença. A necessidade e o tempo de tratamento são indicados levando em consideração o estado imune do indivíduo e os órgãos afetados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com