TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TOXOPLASMOSE

Trabalho Escolar: TOXOPLASMOSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  792 Visualizações

Página 1 de 5

 Em 1908 os pesquisadores Nicolle & Manceaux encontraram um protozoário em forma de um arco em tecidos de um roedor chamado Ctenodactylus gundi, que estava sendo usado para pesquisas de leishmaniose. No inicio acreditava-se que o parasita era um Piroplasma (causador da febre do carrapato), depois suspeitou que fosse uma Leishmania, mas logo perceberam que se tratava de um novo organismo e o nomearam de Toxoplasma gondii ou T. gondii (toxo: arco, plasma: vida) .

 No mesmo ano Splendore descobriu o mesmo parasita em um coelho no Brasil e também o identificou como Leishmania, mais foi em 1937 que a toxoplasmose passou a chamar mais atenção, quando Wolf e Cowen observaram infecção congênita do homem pelo T. gondii.

 Somente a partir da década de 60 ao se verificar a grande quantidade de contaminação e a possibilidade de causar lesões graves e às vezes irreversíveis em humanos, é que passaram a estudar esse protozoário detalhadamente.

 Em 1970 demonstrou-se o ciclo sexuado de T. gondii no intestino de gatos. E considerada uma antropozooonose pois acomete milhões de pessoas no mundo.

 E um protozoário intracelular obrigatório, pertencente ao filo Apicomplexa, que parasita geralmente mamíferos de sangue quente e aves, seu ciclo de vida possui três formas infectantes: oocisto, bradizoítos (contidos em cistos), e taquizoítos. Na grande maioria dos mamíferos e aves o parasito tem sua reprodução assexuada.

 Seu único hospedeiro definitivo e o gato e outros felídeos, pois nesses animais ocorre a reprodução sexuada na mucosa no intestino delgado, onde merozoítos dão origem a gametas masculinos e femininos difundindo ao ovo e dando origem aos oocistos.

 Os oocistos são a forma infectando da doença, quando liberados através das fezes desse animal o mesmo sofre uma divisão chamada esporulação, que consiste em dois esporocistos cada um com quatro esporozoítos.

Obs.: Lembrando que o gato é o único hospedeiro que libera os oocistos (até 500 milhões em cada defecada.).

Com a contaminação do solo através das fezes com esses oocistos, ocorre a disseminação desse parasito para os hospedeiros intermediarios.

 Dentro do hospedeiro intermediário, esses oocistos se rompem liberando os bradizoítos, que consiste na evolução dos esporozoítos.

 Estes por sua vez, se alojam nos tecidos desses hospedeiros intermediários, quando ocorre o contato de homem com esse animal infectado o bradizoítos se rompe liberando os taquizoítos (em forma de arco), que alojam-se no intestino delgado, e disseminam-se para o sistema nervoso centra (SNC), músculos esqueléticos, córneas, coração, e em casos de mulheres gestantes, placenta e feto.

 Carnes de animais que entraram em contato com o solo contaminado e são servidas cruas ou malpassadas.

 Crianças e adultos que manuseiam esse solo contaminado, e não fazer uma boa higienização.

 Agua contaminada.

 Legumes, frutas e verduras que não tenham sido lavadas.

 Leite de vaca, cabra ou ovelha, queijo e iogurtes não pasteurizados.

 Ovos e maionese caseira.

 Transmissão vertical.

 Transplantes com órgãos infectados pela doença.

 é assintomática em 80 a 90 % dos casos, ou seja, não causa sintomas, por isso pode passar desapercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal.

 No entanto se a pessoa tornar-se imunodeprimida (com as defesas imunológicas diminuídas) por qualquer razão, seja ela AIDS, remédios usados para transplantados ou mesmo após uma doença muito debilitante, os sintomas e a doença pode se manifestar.

Possui 2 fases de infecção:

 Fase Aguda – ocorre nos primeiros meses após o contágio, caracteriza-se por manifestações como uma discreta subida da temperatura do corpo, sensação de cansaço, debilidade muscular e, sobretudo, uma inflamação dos gânglios linfáticos, nomeadamente os da zona lateral do pescoço e da nuca.

 Fase Crônica - quistos intracelulares em vários tecidos do organismo, pode provocar lesões graves, sobretudo no sistema nervoso central e no tecido pulmonar. Neurotoxoplasmose, em manifestações muito graves, apresentam tonturas, paralisia e cegueira, ou complicações que podem provocar a morte do paciente.

 A mulher gestante que entrar em contato com esse parasita corre o grande risco de infectar o feto através da placenta o que pode levar a abortos e a malformações em 1/3 dos casos.

 malformações como hidrocefalia podendo também ocorrer défices neurológicos, cegueira, icterícia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com