TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Bacterianas

Exames: Doenças Bacterianas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.054 Palavras (5 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 5

BOTULISMO

bactéria Clostridium botulinum,

O botulismo é uma forma de intoxicação alimentar rara mas potencialmente fatal, causada por uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados.

Para evitar estes riscos prefira manter uma alimentação saudável através de alimentos frescos. Evite os alimentos enlatados. No lugar de consumir frutas em calda prefira consumir as frutas frescas ou você mesmo aprender a preparar as frutas em calda. Evite produtos em conserva produzidos artesanalmente. Prefira produtos industrializados de marcas conhecidas e reconhecidas pelo mercado pelo seu padrão de qualidade.

Meningite

Estreptococos, Haemophilus influenzae: , streptococcus pneumoniae, neisseria meningitidis, listeria monocytogenes

A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio.

Para a meningite, as vacinas mais utilizadas são a bivalente, a tetravalente e a monovalente, em menores de 2 anos. Entretanto, não existe ainda vacina para alguns sorotipos da doença.

Evitar o uso de talheres e copos utilizados por outras pessoas ou mal lavados e ambientes abafados são formas de se diminuir as chances de adquirir a doença. Manter o sistema imunológico fortalecido e seguir corretamente as orientações médicas, caso tenha tido contato com alguém acometido pela doença são, também, medidas importantes.

TETANO

bactéria anaeróbica Clostridium tetani.

A infecção se dá pela entrada de esporos por qualquer tipo de ferimento na pele contaminado com areia ou terra. Ferimentos com objetos contaminados normalmente representam um risco grande de desenvolvimento da doença, se a pessoa não tiver sido vacinada.[1]

prevenção é feita principalmente pela vacinação da população, pela rotina e pelos reforços a cada 10 anos.

ANTRAZ

bactéria Bacillus anthracis

O carbúnculo pode entrar no corpo humano através dos intestinos, pulmões (inalação) ou pele. O carbúnculo não é contagioso, é pouco provável que se espalhe de pessoa para pessoa. A infecção dá-se quase sempre por exposição a esporos, e não à forma activa. Os casos humanos de carbúnculo devem-se normalmente à exposição a animais infectados ou a carne ou pele infectada. As vítimas têm profissões relacionadas com a manipulação de animais ou de produtos derivados.

no ar pode ser evitado com uma máscara. As infecções através da pele podem ser evitadas por lavagem com água e sabão, desde que a pele não possua feridas.vacina

PNEUMONIA

Pneumococo

Não fume e não beba exageradamente;

Observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado em condições adequadas, limpando-o regularmente;

Não se exponha a mudanças bruscas de temperatura;

Procure atendimento médico para diagnóstico precoce de pneumonia, para diminuir a probabilidade de complicações.

Se tiver mais de 60 anos vacine-se contra a gripe anualmente.

Está disponível também a vacina contra o pneumococo, o principal agente causador da pneumonia. Ela está indicada para pessoas com maior risco de adquirir a doença e de ter suas complicações: pessoas com doenças crônicas pulmonares, cardíacas, renais, diabéticas, residentes de asilos e pessoas com 60 anos ou mais;

Em pessoas acamadas e/ou com mais de 60 anos (que não realizam nenhuma atividade física) recomenda-se que se faça Tratamento Fisioterápico Preventivo (duas ou três sessões por semana), afim de manter uma boa condição pulmonar destes indivíduos.

Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contacto do ar com o sangue.

COLERA

Vibrio cholerae)

A cólera é transmitida através da ingestão de água ou alimentos contaminados com cistos. São necessários em média 100 milhões de víbrios (e no mínimo um milhão) ingeridos para se estabelecer a infecção, uma vez que não são resistentes à acidez gástrica e morrem em grandes números na passagem pelo estômago.

A prevenção da cólera pode ser feita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com