TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meningite Bacteriana

Monografias: Meningite Bacteriana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo: Meningite Bacteriana

A meningite bactéria é caracterizada pela inflamação do espaço subaracnoideo que fica entre as meninges pia-mater e dura-mater. Qualquer bactéria pode produzir meningite num individuo suceptivel. Sendo que 95% dos casos de meningites a bactéria encontrada pode ser pneumococo ou meningococo.

Eventualmente, a meningite pode ser consequência da invasão bacteriana a partir de um foco de infecção próximo ao SNC, por exemplo, mastoidite, sinusite, e raramente otite média, já que neste caso a meningite é resultado de bacteremia.

O mecanismo de invasão do espaço subaracnóideo pelas bactérias, assim como o sítio exato onde as mesmas penetram no SNC, não são ainda bem conhecidos. Alguns estudos têm sugerido que elas entram no SNC via plexo coróide. É possível que as células do plexo coroide e as capilares cerebrais possuam receptores para aderência das bactérias, de forma que as mesmas possam ser

transportadas para o espaço subaracnoideo.

À medida que a infecção progride, a auto-regulação vascular do SNC é perdida, tornando o fluxo sanguíneo cerebral diretamente dependente da pressão arterial sistêmica, de maneira que, a hipotensão sistêmica ocasiona redução da frequência arterial sistêmica e isquemia tecidual. Em adição,vasculite e fenômenos trombóticos também presentes nas meningites bacterianas podem levar a áreas de infarto isquêmico, reduzindo ainda mais o fluxo sanguíneo cerebral.

O diagnóstico precoce e conseqüente instituição imediata de terapêutica são condições imprescindíveis para reduzir a morbidade e mortalidade determinadas por meningite bacteriana. A suspeita diagnóstica é feita na presença de sinais e sintomas clínicos que, em geral, traduzem a inflamação meníngea e suas conseqüências e que variam de acordo com a faixa etária acometida

Após a admissão ou durante a evolução, instabilidade hemodinâmica ou choque, alterações respiratórias e alterações da consciência devem ser manuseados, sempre que possível, em

unidades de terapia intensiva. São pacientes que requerem com frequência, assistência ventilatória, reposição volêmica com monitorização e drogas vasoativas, os pacientes internados com meningite bacteriana devem permanecer em unidades de isolamento respiratório até que se complete 24 horas de antibioticoterapia.

O prognóstico das meningites bacterianas depende de muitos fatores, dentre os quais incluem-se idade do paciente, agente etiológico, precocidade do diagnóstico,condições clínicas associadas, intensidade da resposta inflamatória, antibioticoterapia adequada e tempo necessário para esterilizar o líquor.

A vacina existe hoje são para prevenção da menigite de bactéria penumococo, já a minigococo ainda não esta disposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com