TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Hepaticas

Dissertações: Doenças Hepaticas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 3

O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano depois da pele. Ele exerce mais de 200 funções em nosso organismo, sendo as principais o auxílio na digestão de alimentos, produção de bile (substância que atua na digestão de gorduras), a síntese de colesterol e a metabolização dos elementos nocivos de alguns alimentos, como bebidas alcoólicas, café e gorduras.A doença hepática pode ser herdada (genética) ou causada por uma variedade de fatores que danificam o fígado, tais como vírus e uso de álcool. A obesidade também está associada com danos no fígado. Com o tempo, os danos ao fígado pode levar à insuficiência hepática, uma condição com risco de vida. As doenças do fígado com frequência são silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Muitas pessoas acreditam que um gosto amargo na boca está associado com doença no fígado, mas essa é uma queixa inespecífica, que pode ser desencadeada por várias causas, como gastrite, lesões dos dentes ou na gengiva, infecções na faringe ou amígdalas, desidratação, jejum prolongado, cigarro e medicamentos, geralmente sem relação com doenças do fígado. Assim como tontura, dor de cabeça e náuseas, que muitas vezes estão associados a um quadro de enxaqueca.

Entre as doenças que acometem o fígado, as mais comuns são: esteatose hepática, hepatites por vírus (A, B, C, D, E), doença hepática alcoólica, esquistossomose, hepatite autoimune e hepatite medicamentosa. Outras doenças menos frequentes incluem a hemocromatose (doença por acúmulo de ferro), doença de Wilson (doença por acúmulo de cobre no fígado), doenças das vias biliares intra-hepaticas, como a colangite esclerosante, a cirrose biliar primária e a colangite autoimune.

A esteatose hepática é um acúmulo de gordura no fígado, geralmente causada por um distúrbio metabólico associado à obesidade, diabetes, elevação dos níveis de colesterol ou triglicérides. Também pode ser decorrente da ingestão abusiva de bebidas alcoólicas. Não causa sintomas, portanto somente é diagnosticada com exames de sangue ou ultrassonografia, seja de rotina ou solicitados por alguma suspeita clinica.

A doença hepática alcoólica pode causar sintomas como dor abdominal, icterícia e náuseas. Esses sinais aparecem nos casos de hepatite aguda decorrente do abuso na ingestão de álcool, ou, com maior frequência, nas fases avançadas da doença, quando o fígado já está bastante comprometido. Portanto as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas com frequência devem ser submetidas a exames periódicos para avaliação do fígado.

A hepatite autoimune é decorrente de disfunção do sistema imunológico, com produção de anticorpos que agridem e destroem progressivamente as células do fígado, também cursam de forma silenciosa, apresentando sintomas somente quando existe maior dano ao fígado.

A cirrose biliar primária acomete as vias biliares dentro do fígado e se caracteriza por causar intenso prurido no corpo, com outros sintomas somente em fases avançadas da doença.

A esquistossomose, também conhecida como barriga d'água por desencadear formação de ascite (água na barriga) em fases avançadas, é causada pelo Schistossoma mansoni, um parasita de caramujos encontrados em lagoas da região nordeste. A pessoa se contamina ao entrar na lagoa com esses caramujos. O parasita

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com