TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças Metabolica

Artigo: Doenças Metabolica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução:

Este projeto foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas que buscaram informações pertinentes referentes às varias doenças metabolicas que afetam o ser humano e por meio dos resultados obtidos nas referidas pesquisas, foi possivel fazer a contextualização do mesmo. O conteudo do presente documento reuniu informações sobre as principais causas que podem dar origem a este tipo de doença. O mesmo procurou expôr de uma forma clara e objetiva como esta doença se manifesta, como prejudicam e tem dificultado a vida de muitas pessoas, bem como tambem relata meios e formas de prenção e tratamento de algumas doenças relacionadas com o metabolismo, bem como aborda as principais perspectivas quanto a prevenção e cura da doença.

O conteúdo deste trabalho apresenta caracteristicas das principais doenças que afetam os seres humanos, no qual as informações foram reunidas e expostas com o objetivo de promover um melhor conhecimento sobre este tipo de doenças, que fazem parte do cotidiano de muitas pessoas no mundo todo dificultando seu dia a dia e prejudicando a saude destas pessoas, que muitas vezes tem esperaça nas perspectivas futuras que a medicina podera oferecer.

Aimportancia da atividade fisica para pacientes com doenças metabolicas.

Exercício físico acrescenta a expressão de proteínas importantes do metabolismo oxidativo, que são importantes para o crescimento da massa das mitocôndrias (organela responsável pela respiração celular), de sua função oxidativa e do transporte da gordura que será oxidada. Essas substâncias fazem com que a açúcar seja absorvida sem depender da insulina, não agi durante a prática esportiva.

Além do aumento da sensibilidade à insulina, da energia dos hormônios, da melhora metabólica, da capacidade de oxidação da mitocôndria, a prática de esporte aeróbia age também em adaptações cardiovasculares, na formação e afrouxamento de vasos sanguíneos (angiogênese) para maior divisão de recursos enérgicos no corpo, pode haver em geral uma melhora a saúde e qualidade de vida de uma pessoa.

As práticas de atividade física referem-se aos aspectos antropométricos, euros musculares, metabólicos e psicológicos. As conseqüências metabólicas apontados pelos autores são o aumento do volume sistólico; aumento da potência aeróbica; aumento da ventilação pulmonar; a melhora do perfil lipídico; a diminuição da pressão arterial; a melhora das sensibilidades á insulina e a diminuição da freqüência cárdica em repouso e no trabalho submáximo. Com relação as conseqüência antropométrica e neuromuscular ocorre, a diminuição da gordura corporal, o acréscimo da força e da massa muscular da densidade óssea e da flexibilidade, na dimensão psicológica, garantem que a atividade física atua na melhoria da auto-estima, auto conceito, da imagem corporal, das funções cognitivas e de solicialização, na diminuição do estresse e da ansiedade e na diminuição do consumo de medicamentos.

A prática de exercícios físicos freqüentes, além de promover a saúde, influencia na reabilitação de determinadas patologias associadas ao avanço dos índices de morbidade e da mortalidade. A prática da atividade física influencia e é influenciada pelos índices de aptidão física, as quais determinam e são determinados pelo estado de saúde. Para a melhor compreensão deste exemplo decidem as variáveis que o adaptam:

Atividade Física é definida, por qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso. Exercício saudável, no qual os benefícios ao organismo resultariam do aumento do metabolismo com maior produção de energia diariamente promovida pela prática de atividades moderadas e agradáveis.

O especialista acredita e sugere que a prática de atividades de intensidade moderada atua na redução de taxas de mortalidade e de risco de desenvolvimento de doenças degenerativas como as enfermidades cardiovasculares, hipertensão, osteoporose, diabetes, doenças respiratórias, dentre outra como relatados, efeitos positivos da atividade física no método de envelhecimento, no aumento da longevidade, no controle da obesidade e em alguns tipos de câncer.

Recentemente, a relação atividade física e saúde vem sendo gradativamente suprida pelo Aspecto da qualidade de vida, o qual tem sido incorporado ao discurso da Educação física e das Ciências do Esporte. Procurando mais soluções e metros de combate para essas doenças metabólicas a fim de que as pessoas possam ter uma vida mais saudavas

Doenças Metabolicas

ALZHEIMER

A doença de Alzheimer é uma doença de causa desconhecida, na qual se desencadeia um procedimento degenerativo do sistema nervoso central, caracterizado por uma degradação progressiva das funções cerebrais. Por sua presença e pelas terríveis conseqüências que causa nos planos pessoal, familiar e social, a doença de Alzheimer é considerada a mais séria das patologias degenerativas.

É a causa mais freqüente de alienação. Sua prevalência se aumenta em relação direta com a idade; é muito rara antes dos quarentas anos, aproximadamente 3% das pessoas maiores de 65 anos e quase 50% daqueles maiores de 85 anos sofrem dessa doença.

O processo degenerativo do córtex cerebral, de forma difusa, é o responsável pela deterioração das funções do sistema nervoso e das modificações da personalidade características desta doença.

Quadro clinico

A doença aparece, geralmente, entre os 40 e 90 anos. O sintoma inicial costuma ser uma redução da memória quanto a fatos recentes e da capacidade de concentração, que vão imperceptivelmente se somando em dificuldades progressivas para o procedimento e compreensão de linguagem, desorientação espacial, não distinguir bem o lugar onde esta no momento.

Consciente desta, a pessoa sofre mudanças de temperamento, podendo ficar ansioso e deprimido. Essa pessoa fica em dependência de outras pessoas, a precisão de se ter alguém a seu lado é cada vez maior. Os costumes pessoais, as atividades sociais e de lazer que fazia antes, perderam seu valor, tornando-se a pessoa aborrecida e decadente. Numa percentualidade pequena dos casos, e somente nos estados adiantados, se produzem alterações do sistema motor, como rigidez, e o caminhar que é feito em pequenos passos. O desenvolvimento da doença avança em direção à demência. Finalmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com