TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEMANDA METABÓLICA EM LUTAS DE PROJEÇÃO E DE SOLO NO JUDÔ: ESTUDO PELO LACTATO SANGUÍNEO

Artigo: DEMANDA METABÓLICA EM LUTAS DE PROJEÇÃO E DE SOLO NO JUDÔ: ESTUDO PELO LACTATO SANGUÍNEO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.677 Palavras (11 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 11

Trabalho de Futsal

O Futsal e a Inclusão Social

1 – Introdução

Neste trabalho discutiremos os aspectos sociais possíveis de serem desenvolvidos no Futsal, assim como também em outras modalidades esportivas. Entendemos que o Futsal pode ser um instrumento para o desenvolvimento integral do aluno e ou praticante, em todos os aspectos, físico-motor, psíquico e social. No que se refere aos aspectos sociais, o Futsal é grande potencial de ser um instrumento de inclusão, desde que, o profissional de Educação Física tenha uma visão inclusivista. Abordaremos situações nas quais esse profissional deverá estar atento às oportunidades de trabalhar por meio da prática do Futsal elementos sociais, utilizando-se de todo o conhecimento da área para exercer da melhor forma seu papel educativo, afim de que situações em que as questões sociais, como a etnia racial, preconceitos, discriminação, exclusão, entre outros, sirvam de aprendizado, agregando valores aos participantes.

2 – Objetivo:

O principal objetivo desse estudo foi o de compreender como as questões sociais, vivenciadas no cotidiano das práticas de ensino e treino do Futsal, em vários contextos, são trabalhadas.

Além disso, buscou-se identificar os aspectos sociais presentes na vivencia com o Futsal, nas instituições sociais, tais como: etnia racial, inclusão de pessoas com deficiência no esporte, discriminação por gênero, aspectos econômicos e socioculturais, incluindo-se ai a violência urbana que está a cada dia mais presente em nossa sociedade.

Este trabalho propôs ainda realizar a reflexão e revitalização do Futsal de maneira coletiva, levando-se em consideração à ética e a moral que envolve a prática esportiva social.

Conscientizar e sensibilizar os futuros profissionais de Educação Física, com relação às inúmeras deficiências e possibilidades que o Futsal tem para a inclusão social e o desenvolvimento de valores sociais, muitas vezes perdidos em nossa sociedade.

3 – Desenvolvimento

De acordo com Brotto (2001, p.20), o Futsal é um instrumento de inclusão social na nossa sociedade quando trabalhado de forma coletiva e privilegiando o ser humano na sua totalidade.

Inicialmente, faz-se necessário, compreender o sistema de valores de cada cultura, e também, a realidade sócia estrutural dos indivíduos que estão envolvidos nos grupos praticantes do Futsal. Ou seja, buscar na sociologia do esporte a forma como a família, o trabalho, a politica, o sistema educacional e a ordem social, a articulação desses conhecimentos para entender esse sujeito.

Anchieta (1999), afirma que “a relação ente o esporte e a sociologia tem o poder de agregar pessoas, tem valores e muitos encaram até como religião”. É preciso considerar também a questão da globalização que se deu primeiro no esporte, por exemplo, ocorrendo muito antes da globalização econômica e comercial, exemplificando como o esporte tem o poder da linguagem universal, com dimensões planetárias. Sua força é tão grande, que influencia diretamente a sociedade nos aspectos políticos, comerciais e culturais.

3.1 – Meios pelos quais uma pessoa pode ser excluída no Futsal

Aspectos Econômicos: pelo fato de alguns materiais e implementos terem alto custo como, por exemplo: uniforme, caneleiras, tênis específico, bola, acesso a quadras, entre outros, tornando-se inviável para as pessoas com baixas condições financeiras. Muitas vezes, estas pessoas praticam o Futsal como lazer ou de participação, jogando as famosas “peladas” nas ruas e ou espaços públicos.

Racismo: Em função de um processo histórico, presente no imaginário coletivo, a discriminação racial, religiosa, entre outras, está presente no âmbito do Futsal. O futebol pode servir como estratégia para fortalecer as relações de classe entre os participantes, mas não significa que jogando futebol o individuo alcançará a ascensão social (SADI, 2004, P.27). O racismo tem se manifestado no futebol mundial de maneira cada vez mais explicita, através de atos de torcedores ou de jogadores.

Faixa etária: Temos que tomar consciência, principalmente diante das novas possibilidades oferecidas pela conquista da longevidade. A pessoa na terceira idade tem algumas limitações e consequentemente frustrações. O profissional de Educação Física tem que estar preparado para enfrentar esta realidade, tanto ajudando o idoso a superar e minimizando suas dificuldades e trazer novas perspectivas de vida para o idoso. É importante a integração entre as novas gerações.

Violência : O esporte é considerado um dos fenômenos sociocultural mais importante deste novo milênio. Enquanto fenômeno desperta interesse, mobiliza paixões, envolve uma gama imensa de sentimentos, cria representações de corpo e saúde, convidando as pessoas à imediata participação de forma ativa ou passiva (TUBINO, 1999). Outro fator que reafirma o esporte enquanto fenômeno é o grande interesse pelos fatos esportivos entre os não praticantes, como o que observamos nos comentários e análises dos torcedores brasileiros após um intenso final de semana esportivo (PAIM & STREY 2007). Dentro deste contexto, percebe-se que cada segmento da sociedade está envolvido com o esporte de maneira diferenciada, e qualquer manifestação gerada nesse meio, como a agressividade, a violência, a transformação, a dominação, a consciência crítica, etc., será diferente, devido ao significado desta atividade para as pessoas envolvidas. Atualmente a violência no contexto esportivo vem ganhando constante destaque, com episódios lamentáveis de agressões entre torcedores, com jogadores se agredindo fisicamente dentro de campo, com a presença de preconceitos raciais e de gênero, entre outros, transformando-se em um grave problema social. Devido o alto grau de competitividade no futsal, fica mais vulnerável a violência tanto dentro e fora das quadras, desconhecendo assim o grande benefício que a prática do futsal produz ao praticante como o bem estar físico e mental além da socialização. Fatores Geradores de violência no Futebol segundo a Professora Heloisa Helena Baldy dos Reis (2006):

a) Indiretos – alto nível de desemprego, o analfabetismo funcional, a baixa escolaridade, a pouca qualidade do ensino, a precariedade do transporte, a pouca oferta de lazer gratuito, os valores de masculinidade e outros. Todos estes fatores juntos incentivam o consumo de drogas e bebidas alcoólicas que incendeiam a chama da agressividade.

b) Diretos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com