TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças que atingem os negros

Artigo: Doenças que atingem os negros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  Artigo  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 2

Doenças que atingem os negros

10/11/2011 | 5 Comentários

A população negra brasileira apresenta uma especificidade genética que a distingue do resto do mundo. Devido à miscigenação de negros procedentes de várias regiões africanas com características genéticas e culturais peculiares e, posteriormente, pela miscigenação entre negros e brancos ocorridas no país, certos tipos de doenças são mais propícios a serem desenvolvidos por quem possui a pele negra.

Portanto, redobre o cuidado, vá ao médico e fique atento aos sintomas. Conheça algumas destas doenças:

ANEMIA FALCIFORME: A anemia falciforme é um tipo de anemia hereditária, e a mais universal no Brasil. Tem origem desconhecida, mas provavelmente desenvolveu-se na África, milhões de anos atrás.

No Brasil, estima-se que 3 de cada 100 pessoas são portadoras de traço de anemia falciforme e 1 em cada 500 negros brasileiros nasce com uma da doença, pois ela é genética e hereditária, causada por anormalidade de hemoglobina dos glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis pela retirada do oxigênio dos pulmões, transportando-o para os tecidos.

Esses glóbulos vermelhos perdem a forma discóide, enrijecem-se e deformam-se, tomando a forma de “foice”. Os glóbulos deformados, alongados, nem sempre conseguem passar através de pequenos vasos, bloqueando e impedindo a circulação do sangue nas áreas ao volta. O ideal é procurar um médico para realizar exames periódicos, que podem detectar cedo o problema.

PRÉ-ECLÂMPSIA: Desenvolvida por mulheres grávidas, a pré-eclâmpsia é um problema grave, marcado pela elevação da pressão arterial, que pode acontecer a qualquer momento da segunda metade da gravidez,

ou seja, a partir de 20 semanas, mas é mais comum a partir de 27 semanas.

Os especialistas acreditam que seja causada por deficiências na placenta, o órgão que nutre o bebê dentro do útero. A pré-eclâmpsia é bastante comum, e afeta em sua forma leve até 10% das grávidas. A pré-eclâmpsia grave é mais rara, atingindo 0,5% das gestantes.

Os sintomas são inchaço repentino no rosto, nas mãos ou nos pés; dor de cabeça persistente; perturbações na visão, como vista embaçada ou luzes piscando; dor forte na barriga, abaixo das costelas; e mal-estar geral.

As mulheres negras têm mais probabilidades de adquirir a doença, pois é um mal causado por pressão arterial, e a população negra desenvolve maior incidência de problemas cardiovasculares.

DOENÇAS CARDÍACAS: Pessoas negras com casos de doenças cardiovasculares na família têm uma maior propensão para desenvolverem doenças que afetam o sistema cardiovascular.

DEFICIÊNCIA DE GLICOSE 6-FOSFATO DESIDROGENASE: Nos Estados Unidos, a incidência de G6PD é maior entre a população negra, com uma frequência de heterozigotos (requisito de portador com um gene normal e outro irregular) de 24%, e muro de 10% a 14% dos homens desse grupo são afetados.

HEMORRAGIA SUBARACNÓIDE: Representa 5% de todos os acidentes vasculares cerebrais e atinge 30.000 casos/ano nos Estados Unidos. Aneurismas na base do cérebro são responsáveis por 80% dos casos, sendo um dos fatores de riscos envolvidos, os portadores de anemia falciforme.

Tags:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com