TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas

Tese: Drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Tese  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Drogas

É considerada droga toda e qualquer substância que modifica a consciência e provoca dependência. O termo também é destinado aos produtos utilizados em farmácias, tinturarias, etc., incluindo o famoso remédio para a incômoda dor de cabeça.

Na antiguidade a palavra phármakon era utilizada pelos gregos para denotar droga que curava, ou seja, remédio, mas ao mesmo tempo também servia para veneno. É improvável afirmar qual foi a primeira droga utilizada pelo homem, até mesmo porque isso aconteceu a milhares de anos.

A droga pode ser natural ou sintética, obtida através de plantas ou minerais específicos, ou produzida em laboratórios, respectivamente. As drogas lícitas têm permitida sua fabricação, comercialização e uso por lei, dentre elas estão bebidas alcoólicas e cigarro. Já as ilícitas têm uso, fabricação e comercialização proibidas por lei. Segundo relatório da ONU, a maconha continua sendo a droga mais popular do mundo e no Brasil o consumo de cocaína aumentou.

Logo abaixo você encontrará informações sobre as principais substâncias lícitas e ilícitas e suas respectivas características, efeitos, componentes químicos, consequências advindas de uso, dependência química e tratamento.

Doenças

Segundo o dicionário Houaiss (2008), doença é o “distúrbio da saúde de um humano, animal, etc., manifestado por sintomas”. O termo doença é utilizado pelas Ciências da Saúde e refere-se a distúrbios da psiqué (mente), do organismo e de um órgão e relaciona-se com sintomas apresentados por essas disfunções.

Vale ressaltar que o conceito de doença vai variar de acordo com a sociedade, a época, os valores, a religião, a situação política, econômica e social. Portanto, o que é considerado doença vai mudar conforme os fatores citados acima. Moacyr Scliar (2007) afirma que em determinado período da história o desejo que os escravos tinham de fugir era considerado como enfermidade mental, inclusive tinha nome: drapetomania. O tratamento recomendado para os escravos que sofriam desse mal era o açoite. Viram como a definição de doença é complexa?

Houve um tempo em que se acreditou que a enfermidade era castigo de Deus pela desobediência dos homens aos Seus mandamentos. O “estar doente” denotava para todos que se havia descumprido os ensinamentos divinos e em um tempo em que a lepra era comum, lembrando que é contagiosa, confessava o contato “pecaminoso” entre humanos (SCLIAR, 2007).

Atualmente a AIDS é considerada uma pandemia responsável pela morte de 241.469 pessoas no Brasil e, segundo relatório da ONU, 34 milhões de indivíduos no mundo são portadores do vírus HIV.

Nesta seção estão disponíveis para consulta as principais doenças que assolam o ser humano, assim como, seu histórico, sintomas, maneiras de prevenção e tratamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com