TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Drogas Vasoativas

Casos: Drogas Vasoativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.915 Palavras (8 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 8

Drogas Vasoativas

Introdução

São todas as drogas que atuam no sistema vascular periférico, pulmonar ou cardíaco, de forma direta ou indireta. Mesmo em pequenas doses possuem efeito rápido através de receptores do endotélio vascular. O principal objetivo na utilização de drogas vasoativas é otimizar a relação entre a oferta de oxigênio e o seu consumo na corrente sanguínea para que seja distribuída adequadamente para os demais órgãos na tentativa de preservar a função bioquímica celular do corpo. Sendo portanto, empregada em pacientes mais graves e de uso corriqueiro em Unidades de Terapia Intensiva.

As drogas mais utilizadas são as catecolaminas também chamadas de aminas simpatomiméticas, dentre as mais conhecidas e utilizadas desse grupo estão a adrenalina, noradrenalina, dopamina e dobutamina que serão apresentadas ao longo desse trabalho.

Catecolaminas

As catecolaminas produz efeito secretório e inibitório ao sistema nervoso periférico e ações no sistema nervoso central, estimula a respiração e o aumento da atividade psicomotora. Efeitos excitatórios ao exercidos por células dos músculos lisos dos vasos que fornecem sangue á pele e ás membranas e mucosas, enquanto efeitos inibitórios ocorrem em células de músculos lisos na parede do estômago, nas árvores brônquicas dos pulmões e vasos que fornecem sangue aos músculos esqueléticos.

As catecolaminas são compostos químicos derivados do aminoácido tirosina, codificado pelo código genético e um dos componentes do ser humano secretados e produzidos pelo fígado a partir da fenilalanina, a tirosina produzida é transportada por neurônios secretores e após uma série de reações se convertem em dopamina, norepinefrina e por fim em epinefrina.

Drogas vasoativas:

Dopamina

A dopamina é um precursor endógeno de norepinefrina com propriedades simpaticomiméticas. Deve ser dada por infusão contínua endovenosa devido a sua curta meia-vida e é inativada por alcalinizantes. Sua ação é dose dependente, podendo estimular receptores dopa, beta e alfa minérgicos.

Apresentação: Revivan: 1ml = 5000mcgr.

• Efeito dopaminergico: ação vasodilatadora sobre circulação mesentérica, renal, coronária, cerebral e esplênica.

• Efeito betaminérgico: estimula receptores beta, produzindo aumento da contratilidade miocárdica, do fluxo coronáriano com consequente melhora da pressão arterial média e do débito cardiaco.

• Efeito alfaminérgico: estimula receptores alfa, provocando vasoconstrição periférica com aumento da resistência vascular sistêmica, da pressão arterial média, da FC e da pressão arterial pulmonar, além de diminuir o fluxo renal e mesentérico.

• Efeitos colaterais: taquicardia e aumento da resistência vascular sistêmica e da pressão arterial pulmonar.

Dobutamina

A dobutamina é um análogo sintético da dopamina com predominante efeito beta 1 e fraco efeito beta 2. Não depende de liberação endógena de catecolamina para sua ação. Seus efeitos se devem a sua ação direta sobre o miocárdio, tendo muito pouca ação vascular periférica. Causa, portanto, aumento do débito cardíaco e altera muito pouco a pressão arterial e a FC.

Apresentação: Dobutrex: 1ml = 12.500gr.

• Efeitos colaterais: arritmia, hipertensão sistêmica, hipotensão e dor torácica.

Epinefrina

A epinefrina é o produto final da síntese das catecolaminas. Dependendo da dose, pode estimular receptores alfa e beta . É um potente agente inotrópico e sua maior desvantagem é taquicardia e aumento da resistência vascular sistêmica. Deve ser usado em falência cardíaca que não respondem a drogas de primeira escolha.

Em doses baixas afeta predominantemente os receptores beta, resultando em efeitos inotrópicos e cronotrópicos positivos. Em doses altas estimula os receptores alfa, resultando em vasoconstrição vigorosa com aumento da PAM e da pressão diastólica e da frequência cardíaca. Este efeito é a chave de sua eficiência em resuscitação.

Apresentação: Adrenalina: 1ml = 1000mcgr.

MILRINONE

O milrinone é um novo agente cardiotônico que tem efeito inotrópico positivo e vasodilatação periférica. No miocárdio, o aumento do AMP cíclico, potencializa a liberação de cálcio para o sistema contrátil, que induz aumento da contratilidade. Aumento de AMP cíclico nas artérias e veias diminui a captação de cálcio por esses vasos, induzindo vasodilatação.

Apresentação: Primacor: 1ml = 1000mcgr.

• Efeito: diminuição da pressão capilar pulmonar, da pressão do átrio direito e da resistência vascular sistêmica. Débito cardíaco é usualmente aumentado, mas pode ficar inalterado. FC e PA são usualmente inalteradas pela droga. Os estudos sugerem que, em pacientes com severa insuficiência cardíaca, a droga pode não induzir efeito inotrópico positivo, mas melhorar as condições hemodinâmicas através da vasodilatação.

• Efeitos colaterais: trombocitopenia, arritmia, hipotensão, reações gastrointestinais (náuseas e vômitos) e hepatotoxicidade.

ISOPROTERENOL

O isoproterenol é uma catecolamina sintética, que estimula predominantemente os receptores beta e praticamente sem qualquer efeito sobre os receptores alfa. Seu efeito benéfico no débito cardíaco é devido a sua ação cronotrópica. Desse modo ele aumenta o débito cardíaco e a FC e diminui a resistência vascular sistêmica.

Provavelmente Isoproterenol é útil em situações em que o baixo débito cardíaco é associado a bradicardia. Por causa do seu pronunciado efeito beta 2, há uma significante vasodilatação periférica e uma queda acentuada da pressão arterial média.

Apresentação: Isuprel.

NITROPRUSSIATO DE SÓDIO

O nitroprussiato atua através de uma dilatação arteriolar direta. Ele reduz a resistência vascular sistêmica afetando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com