TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dst Prevenir é Melhor Que Remediar

Dissertações: Dst Prevenir é Melhor Que Remediar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 8

PREVINIR É MELHOR QUE REMEDIAR: COMO O ENFERMEIRO DEVE ABORDAR ADOLESCENTES COM RELAÇÃO AS DST’s FOCANDO NA PREVENÇÃO.

SORRISO-MT

SETEMBRO 2014

RESUMO

O trabalho trata-se sobre as DST’s , são infecções do trato reprodutivo causadas por micro-organismos transmitidos por relação sexual anal, vaginal ou oral, focando em um dos principais papel do enfermeiro, prevenção. Identificando os agentes etiológicos e estabelecendo o diagnóstico, em conjunto com a equipe médica responsável pelo doente.

O enfermeiro como educador para a saúde trabalha estimulando os portadores de DST á adesão ao tratamento medicamentoso e á mudança no comportamento sexual. Ele deve participar ativamente da promoção e destruição de preservativos, ensinando a colocação e divulgando sua eficácia como barreira contra DST’s.

enfermeiro, DST’s. prevenção,educador.

INTRODUÇÃO

A educação sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST), incluindo a aids, para adolescentes, deve ser iniciada a partir do que eles conhecem, ouvem, têm visto e do que pensam que sabem sobre o assunto.

Os adolescentes devem ter consciência de sua responsabilidade para consigo e para com os outros. Uma dessas responsabilidades é compreender a natureza e as causas das DST e da aids, e proteger-se a si e aos outros dos riscos de infecção. O HIV e as DST são transmitidos, principalmente, por meio da relação sexual sem proteção. Por essa razão, os adolescentes precisam aprender sobre aids no início da adolescência, quando estão tomando consciência da sua sexualidade. Entretanto, a maioria dos adolescentes não se considera vulnerável ao risco de infecção pelas DST e pelo HIV, e vê a sexualidade como uma questão romântica.

A gravidade da aids e a escalada das doenças sexualmente transmissíveis não permitem contemporização; dão a urgência para motivar e encorajar os jovens a adotarem práticas seguras para evitar a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis e da aids. O trabalho de prevenção dessas doenças, desenvolvido nas escolas e outras instituições, pode ajudar crianças e adolescentes a terem uma visão positiva da sexualidade, a desenvolverem uma comunicação clara nas relações interpessoais, a elaborarem seus próprios valores a partir de um pensamento crítico, a compreenderem o seu comportamento e o do outro e a tomarem decisões responsáveis, desenvolvendo conhecimentos e atitudes em questões relacionadas à sexualidade, DST e aids, que propiciem a escolha de um modo de vida saudável.

Portanto, a educação sexual e a educação para prevenção às DST e aids iniciadas precocemente, podem levar a um adiamento do início das atividades sexuais dos adolescentes que ainda não tiveram relações sexuais ou à adoção de práticas mais seguras daqueles que são sexualmente ativos.

SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO

O que são DST’s....................................................................................................... 6

Riscos das DST’s....................................................................................................... 7

Papel do enfermeiro no cuidado e prevenção das DST’s........................................... 8

Qual a forma de abordar um adolescente................................................................... 10

Como as Unidades Básicas de Saúde Podem Ajudar................................................. 11

Conclusão...................................................................................................................... 12

Referências bibliográficas............................................................................................ 13

O que são DST’s

Segundo a OMS, doença sexualmente transmissíveis é aquela determinada por agente infeccioso e que resulta da transmissão de um reservatório agente ou de seus produtos, de um reservatório para um hospedeiro susceptível, de forma direta ou indireta. (Hermann, Enfermagem em Doenças Transmissíveis 1986, cap. 1 pág. 1).

As DST’s , são infecções do trato reprodutivo causadas por micro-organismos transmitidos por relação sexual anal, vaginal ou oral. As DST’s constituem uma ameaça não apenas á saúde sexual da mulher mas também a saúde geral e ao bem estar de milhões de pessoas no mundo todo. Estima-se que 65 milhões de pessoas tenham uma DST incurável e outra 15 milhões infectam por ano sendo que á mais complicações em mulheres do que em homens. (Ricci, Enfermagem Materno- Neonatal e Saúde da Mulher, 2008).

Segundo o Ministério da Saúde, DST significa Doença Sexualmente Transmissíveis , que são passadas nas relações sexuais com pessoas que estejam com essas doenças. (Ministério da Saúde, 2006 pag. 18).

Riscos das DST’s

São agravos que podem causar disfunções sexuais, esterilidade, aborto, nascimentos prematuros com problemas de saúde, deficiência física ou mental e alguns tipos de câncer. (Borges e Fujimori , Enfermagem e a Saúde Do Adolescente Na Atenção Básica 2009).

As DST’s são comuns no mundo e podem ter consequências graves, como infertilidade feminina e masculina, aumento do risco de infecção pelo HIV e transmissão, na gestação, da mãe para o filho. Estima-se que a incidência de DST’s seja alta na adolescência, apesar de não dispormos de dados estatísticos oficiais. A experiência clinica no atendimento de adolescentes e alguns estudos de prevalência, acrescidos do fato de a Aids ter sua maior prevalência em adultos jovens, permitem-nos inferir que essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com