TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDEMA AGUDO DE PULMÃO

Ensaios: EDEMA AGUDO DE PULMÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

Edema agudo do pulmão

Edema pulmonar é o acumulo de fluidos nos pulmões. Leva as dificuldades nas trocas gasosas e leva a insuficiência respiratória. Pode ser causado pela dificuldade do coração em receber todo o volume de sangue que o pulmão deve drenar pelas veias pulmonares secundários a uma falência ventricular esquerda ou causada por uma lesão direta no parênquima pulmonar. O edema pulmonar agudo, também chamado de edema agudo de pulmão (EAP),é uma emergência médica causada pelo extravasamento de água dos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, tornando a respiração difícil.

O tratamento depende da causa, mas baseia-se na maximização da função respiratória e no controle da situação patológica que o originou.

O edema agudo do pulmão surge de forma abrupta e tem entre suas causas sobre tudo a descompensarão de uma insuficiência cardíaca de longa data, taquicardia ou taquiarritmia, infarto agudo do miocárdio extenso com comprometimento grave da função ventricular esquerda, estádios terminais de neoplasia.

O edema pulmonar agudo, também chamado de edema agudo de pulmão (EAP), é uma emergência médica causada pelo extravasamento de água pelos vasos sanguíneos para o tecido pulmonar, tornando a respiração difícil.

Como surge o edema pulmonar agudo?

O edema do pulmão possui o mesmo mecanismo fisiopatológico de qualquer edema em nosso corpo, ocorrendo sempre que há extravasamento de agua dos vasos sanguíneos para algum tecido.

Ao contrário que se possam imaginar, os nossos vasos sanguíneos não são tubos impermeáveis, eles apresentam poros que permitem a saída e a entrada de células, bactérias, proteínas e água.

O edema pulmonar de pulmão ocorre basicamente por dois mecanismos:

1-aumento da pressão dentro dos vasos sanguíneos

2-aumento da impermeabilidade dos vasos

Causas do edema pulmonar agudo

1-insuficiência cardíaca congestiva

2-infarto agudo do miocárdio

3-crise hipertensiva

4-doença das válvulas do coração

5-infecções

6-altitudes elevadas

7-insuficiência renal

8-drogas

9-lesao neurológica

Sintomas do edema pulmonar

Dependendo da causa, o quadro de edema pulmonar pode se desenvolver lentamente ou de modo súbito, este último chamado de edema agudo do pulmão.

Nos pacientes que vão acumulando liquido no pulmão de forma lenta e progressiva, os sintomas do edema pulmonar começam com intolerância aos esforços, cansaço (mesmo em repouso), falta de ar quando se deita havendo necessidade de usar pelo menos dois travesseiros para dormir, edemas nos pés e tornozelos e chiado no peito. Esse quadro é típico nos quadros de pacientes com insuficiência cardíaca, que apresentam piora gradual da função do coração e progressiva congestão pulmonar.

Tratamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com