TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PREVENÇÃO DE ULCERA POR PRESSÃO

Casos: EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PREVENÇÃO DE ULCERA POR PRESSÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO PERMANENTE NA PREVENÇÃO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO

por

Alana Rodrigues Machado

Monografia do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) /Campus Palmeira das Missões, como requisito para obtenção de Graduação em Enfermagem

Orientadora: Neida Luiza Kaspary Pellenz

Buscando a melhoria na qualidade de assistência, alguns escritores vêm destacando-se na fala sobre a necessidade de estudos científicos dos profissionais de enfermagem em relação à úlcera por pressão (UPP), visto que, geralmente, a prática não é voltada somente em evidências, mas também e muitas vezes no empírico, em mitos, tradições e experiências próprias ou de colegas. (FERNADES, et AL, 2008) (SANTOS et AL 2005)

O enfermeiro, como profissional que tem como essência o cuidado, baseado no saber cientifico, deve ter em mente o grande papel que desempenha na conscientização sobre prevenção das UPP, fazendo-se imprescindível, nesses casos, as sua intervenção de forma rápida e objetiva no sentido de minimizar os agravos à saúde do paciente.

Para isso evidencia-se Educação Permanente em Saúde, segundo o Ministério da Saúde (BRASIL, 2007. p. 13) a “Educação Permanente é aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das organizações e ao trabalho”.

A partir da prática acadêmica nas áreas clínicas e unidades cirúrgicas percebeu-se a necessidade que o enfermeiro tem em reconhecer pacientes propensos uma UPP uma vez que, esta percepção irá garantir a prevenção adequada, e uma atuação especifica contribuindo para a conduta terapêutica correta e evolução satisfatória do paciente.

Objetivo Geral

Avaliar o grau de conhecimento que os técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam em uma unidade aberta de um hospital de grande porte da região central do Rio Grande do Sul, tem sobre prevenção de Úlceras por Pressão.

Objetivo Específico

-Caracterizar como os técnicos e auxiliares de enfermagem reconhecem os fatores pré-disponentes às Ulceras por Pressão.

-Capacitar por meio de Educação Permanente os técnicos e auxiliares de enfermagem que atuam em uma unidade aberta de um hospital de grande porte da região central do RS sobre Prevenção das Úlceras por Pressão.

Referencial Teórico

Anatomia da Pele

Funções da Pele

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com