TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DE PARASSIMPATICOMEMÉTICOS E PARASSIMPATICOLÍTICOS SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL DO CÃO

Ensaios: EFEITOS DE PARASSIMPATICOMEMÉTICOS E PARASSIMPATICOLÍTICOS SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL DO CÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  1.930 Palavras (8 Páginas)  •  1.985 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS

CURSO: FARMÁCIA

TURMA: 3º PERÍODO

DISCIPLINA: FARMACOLOGIA I

PROFESSORA: LUIZ HENIQUE SANTOS

EFEITOS DE PARASSIMPATICOMEMÉTICOS E PARASSIMPATICOLÍTICOS SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL DO CÃO

MONICA CAMARGOS

LARA BETHANIA TAVARES

PRISCILA LOPES ROCHA

ROMENIA MARTINS

PATOS DE MINAS

2014

MONICA CAMARGOS

LARA BETHANIA TAVARES

PRISCILA LOPES ROCHA

ROMENIA MARTINS

EFEITOS DE PARASSIMPATICOMEMÉTICOS E PARASSIMPATICOLÍTICOS SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL DO CÃO

Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Farmacologia I, do curso de Farmácia, do Centro Universitário de Patos de Minas, sob a orientação do Professor Luiz Henrique Santos

PATOS DE MINAS

2014

Introdução

O sistema nervoso autonômico influencia tônica e reflexamente o sistema cardiovascular, uma vez que, tanto a noradrenalina como a acetilcolina liberada no coração, modifica o débito cardíaco por alterar a força de contração das fibras miocárdicas e a frequência cardíaca. O sistema cardiovascular tem como principal função a manutenção da pressão arterial, á mantendo dentro dos níveis homeostáticos do organismo, e do débito cardíaco, que em curto prazo pode ser normalizado devido ao trabalho extra que o coração desempenha.

O Sistema Nervoso no organismo humano controla e coordena as funções de todos os sistemas do organismo como, também, ao receber os devidos estímulos, tem a capacidade de interpretá-los, e desencadear respostas adequadas a estes estímulos. Enquanto muitas funções do sistema nervoso dependem da vontade (voluntários), muitas outras ocorrem sem que tenhamos a consciência (involuntários) dessa integração com o meio ambiente. Este sistema é dividido em Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). O SNC compreende o cérebro, o cerebelo, o bulbo, e, a medula espinal. O SNP consiste em todos os neurônios aferentes (sensoriais) e divide-se em sistema nervoso simpático e parassimpático.

O sistema nervoso parassimpático possui neurônios se localizam no tronco cerebral ou na medula sacral, segmentos S2, S3 e S4 e consiste nas fibras pré-ganglionares que se originam no SNC e de suas conexões pós-ganglionares. É o responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de repouso. O neurotransmissor responsável é a Acetilcolina, tanto na sinapse com na junção neuro-efetora, sendo seus receptores nicotínicos e muscarínicos. Essas ações são: a desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, a diminuição da adrenalina e a diminuição do açúcar no sangue.

Os antagonistas colinérgicos são drogas que agem nos receptores colinérgicos, bloqueando seletivamente a atividade parassimpática, inibindo ou bloqueando a ação da acetilcolina, sendo estes antagonistas também chamados parassimpaticolíticos ou fármacos anticolinérgicos assim, diminuem, inibem ou bloqueiam a resposta colinérgica.

A acetilcolina é um neurotransmissor endógeno das sinapses e junções neuro-efetoras colinérgicas dos sistemas nervosos centrais e periféricos. Suas ações são mediadas por receptores nicotínicos e muscarínicos, que funcionam através de mecanismos diferentes. Os receptores muscarínicos no sistema nervoso periférico são encontrados primariamente nas células efetoras autônomas inervadas pelos nervos parassimpáticos pós-ganglionares, além de estarem presentes nos gânglios e em algumas células endoteliais dos vasos sanguíneos, que recebem pouca ou nenhuma inervação colinérgica.

Objetivo

Utilizando o sistema cardiovascular do cão e monitorizando sua pressão arterial (PA), pretende-se demonstrar: O efeito da acetilcolina endógena sobre a PA, mediante a estimulação vagal. O efeito da acetilcolina (ACH 3mg), exógena sobre a PA, decorrente da ação em receptores muscarinicos. A atividade da colinesterase existente no plasma (PI). A inibição de neostigmina (NEO) sobre a colinesterase plasmática. A sinergia entre neostignina e acetilcolina. O antagonismo da atropina (ATR) sobre os efeitos muscarinicos da acetilcolina sobre a PA. O efeito da acetilcolina em receptores nicotínicos.

Material e Método

No experimento utilizou-se um cão fêmea de 11, 7 Kg, fazendo a medição da pressão sanguínea do animal sem efeitos de fármacos para que se tivesse um padrão (130 mmHg), sendo que o sistema efetor é coração e vasos. No laboratório foram utilizados: Goteira de Cloud Bernard, material cirúrgico, material para a infusão intravenosa, manômetro (medida de pressão arterial), quimógrafo e cilindro enfumaçado, banho-maria a 37ºC e material para preparo e administração dos fármacos.

Anestesia do cão:

Iniciou-se pela contensão da boca do animal, administrando na veia tiopental sódico 25mg/Kg, sendo que de acordo com o peso do cão, foram administrados 292, 5mg. O tiopental sódico é um derivado de barbitúrico de baixa ação, que induz hipnose e anestesia. Ele é um depressor do sistema nervoso central, que proporciona um período hábil anestésico adequado para a maioria dos procedimentos clínicos ou cirúrgicos, sendo administrado, então, para a indução de anestesia geral ou para a produção de anestesia completa de curta duração. Pode levar a inconsciência em 30 segundos, pois atravessa muito rapidamente a barreira hematoencefálica. Após a anestesia, o animal foi contido na Goteira de Cloud Bernard.

Procedimento cirúrgico:

Foi feito a obtenção de acesso venoso na pata dianteira e posteriormente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com