TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escherichia Coli

Artigos Científicos: Escherichia Coli. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  3.277 Palavras (14 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 14

Escherichia coli

Gabriela de Oliveira1; Fabíola Otoni1; Jessica Cocovich1; João Carlos1; Rayra Stephanie1, Thatiane de Amorim1.

Adriana Coelho2

Centro Universitário de Belo Horizonte –UNI BH

xuaoaraujotwo@hotmail.com

Resumo: A Escherichia coli é uma bactéria Gram negativa, anaeróbica facultativa, na forma de bastonete e com flagelos distribuídos em sua volta. Ela pertence à microbiota natural do intestino grosso, mas também vive em ambientes diferentes deste. Por produzir toxinas, a E. coli está associada a algumas doenças como diarreias, infecções urinárias, colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica, sendo que diarreias e infecções urinarias são as mais comuns. Em relação à diarreia, a E. colienteropatogênica (EPEC) é uma das principais forças motrizes que levam a essa doença, e possui dois grupos que se destacam entre os outros, a E. colienterotoxigênica (ETEC) e a E. colienterohemorrágica (EHEC). A ETEC é conhecida como “a diarreia dos viajantes”, já queocorre em indivíduos que se locomovem de áreas desenvolvidas para regiões com problemas de saneamento básico. A EHEC é caracterizada pela produção de toxinas ativadas no cólon, aderem-se á parede epitelial, destruindo a superfície das microvilosidades e células epiteliais são irregularmente formadas. As infecções do trato urinário (ITU) podem ser assintomáticas ou sintomáticas, causando dor e urgência para urinar. Não é uma doença sexualmente transmissível. A cepa que causa ITU é a cepa E. coliuropatogênicas (UPEC). É uma das etiologias de maior prevalência em alimentos, causando cerca de 411 casos de infecções alimentares no Brasil no período ente 2000 a 2011.

Palavras-chave: Diarreia, Infecção urinária, Escherichia coli, Infecções alimentares.

Abstract:Escherichia coli is a Gram negative, facultative anaerobic, rod-shaped bacteria in and flagella distributed around it. It belongs to the natural microflora of the large bowel, but also live in environments other than this. To produce toxins, E. coli is associated with some diseases such as diarrhea, urinary tract infections, hemorrhagic colitis and hemolytic uremic syndrome, with diarrhea and urinary infections are the most common. In relation to diarrhea, E. coli (EPEC) is one of the main driving forces that lead to this disease, and has two groups that stand out among others, E. enterotoxigenicE. coli (ETEC), and E. enterohaemorrhagicE. coli (EHEC). The ETEC isknown as "travelers' diarrhea", as it occurs in individuals who move from developed areas to regions with poor sanitation. The EHEC is characterized by the production of activated toxins in the colon, which destroy the epithelial microvilli, and are irregularly formed. The urinary tract infections (UTI) can be asymptomatic or symptomatic, causing pain and urgency to urinate. It is not a sexually transmitted disease. The strain that causes UTI is the strain E. uropathogenicE. coli (UPEC). It isoneof the most prevalent causes of food, causing about 411 cases of foodborne illness in Brazil in the period being 2000-2011.

Keywords: Diarrhea, urinary tract infection, Escherichia coli Infections food.

Introdução

A Escherichia coli é uma bactéria pertencente à microbiota natural do intestino grosso, mas é também capaz de viver em diferentes ambientes. Em alguns casos, é considerada agente patogênico, já que pode provocar infecções. No entanto, pode viver em um ser humano sem prejudicá-lo, estabelecendo uma relação denominada comensalismo (MANNING, 1971).Nesta situação, as bactérias obtêm alimento e se beneficiam do ser humano sem causar qualquer tipo de dano (MANNING, 1971). A E. colié uma indicadora de qualidade de água e alimentos, através da análise de coliformes fecais (GUTH, 2000).

Nos países desenvolvidos principalmente, a E. coli é responsável por taxas significativas de morbidade e mortalidade entre crianças. A maioria dos laboratórios clínicos e de saúde públicasão capazes de isolá-la e identificá-la em amostra de fezes (GUTH, 2000).

Produtora de toxina, a E. coli está associada a alguns tipos de doenças humanas em todo mundo, que vão desde diarreia, infecção urinária, colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica (MENEZES,2006).

Aspectos biológicos da Escherichia coli

A Escherichia coli é uma bactéria proveniente dos alimentos. Esse micro-organismo permaneceintestino grosso, seu habitat, para o resto da vida do indivíduo e, em resposta a mudanças como doenças, baixa imunidade, podem aumentar ou diminuir o seu número, contribuindo para o surgimento das patologias (STAINKI, não datado).

A E. coli foi descrita em 1885 pelo pediatra alemão Theodore Escherich sob a denominação de Bacillus coli comune. Após uma revisão, em homenagem ao pesquisador que a descobriu, foi renomeada para Escherichia coli (CULLER, 2010).

Pertencente à Família Enterobacteriaceae é uma bactéria gram negativa, anaeróbica facultativa, de forma alongada (bacilo), não formadora de esporos e frequentemente móveis por possuírem flagelos peritricosos (estruturas que estão distribuídas em volta de toda a célula, e conferem movimento a ela) (DONNENBERG, 2012).

Como todas as células bacterianas, a E. coli traz, dentro de si, as informações necessárias para sua sobrevivência e crescimento. Cada célula possui uma membrana plasmática, responsável por grande parte do seu metabolismo, e, em seu interior, no citoplasma, encontra-se o material genético (DNA) e ribossomos, responsáveis pela síntese de proteínas (MANNING, 1971).

O cromossomo da E.coli consiste em uma única molécula de DNA circular, de filamento duplo, contendo aproximadamente cinco milhões de pares de bases, medindo aproximadamente 1,3 mm.Um aspecto da genética bacteriana de grandeimportânciaclínica é a capacidade que algumas bactérias têm de transferir seus genes, especialmente aqueles relacionados à resistência a antimicrobianos, para outras bactérias da mesma espécie e de espécies diferentes. Esta transferência permite o fluxo de genes de resistência a antibióticos de populações bacterianas não patogênicas para populações patogênicas, gerando graves consequências para a saúde pública. (BROOKS, et al. 2000).

Em ambientes naturais, grande parte da biomassa bacteriana sobrevive aderida a superfícies, inseridas na estrutura de biofilmes. Biofilmes microbianos são definidos como comunidades complexas formadas por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com