TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escherichia Coli

Ensaios: Escherichia Coli. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 6

Escherichia coli

O QUE É, EPIDEMIOLOGIA?

O Escherichia coli (pronúncia correta: /eske'rikja koli/;), conhecida como E. coli é um grupo grande e diverso de bactérias, encontrada naturalmente no intestino de humanos e de alguns animais endotérmicos (de sangue quente) e exerce um efeito benéfico sobre o organismo, suprimindo a multiplicação de bactérias prejudiciais e sintetizando uma considerável quantidade de vitaminas.

Embora a maioria das variedades de Escherichia coli sejam inofensivas, outras podem provocar graves doenças transmitidas por alimentos. Alguns tipos de Escherichia coli, coletivamente chamadas de E.colienteropatogênicas (EEC) podem causar diarréia, enquanto outros provocam infecção urinária, doença respiratória, pneumonia e outras doenças. Há ainda outros tipos de Escherichia coli que são usados como marcadores de contaminação na água. A presença da E.coli em água ou alimentos é indicativa de contaminação com fezes humanas (ou mais raramente de outros animais). A quantidade de E.coli em cada mililitro de água é uma das principais medidas usadas no controlo da higiene da água potável municipal, preparados alimentares e água de piscinas. Esta medida é conhecida oficialmente como índice coliforme da água).

CONTAMINAÇÃO Cada pessoa evacua em média, com as fezes, um trilhão de bactérias E.coli todos os dias. A doença é devida à disseminação, noutros órgãos, das estirpes intestinais normais; ou nos casos de enterite ou meningite neonatal à invasão do lúmen intestinal por estirpes diferentes daquelas normais no indivíduo.

A principal fonte da doença em humanos é o gado. Outros tipos de animais, incluindo porcos e pássaros, algumas vezes pegam Escherichia coli no ambiente e podem espalhá-la.

As infecções por Escherichia coli ShigaToxigênicas começam quando a pessoa engole as bactérias, em outras palavras quando entram pequenas quantidades (geralmente invisíveis) de fezes humanas ou animais na boca. Infelizmente isso acontece com mais frequência do que se imagina. Exposições que resultam em doença incluem consumo de alimentos ou água contaminada, contato com gado ou contato com fezes de pessoas infectadas.

ALIMENTOS ASSOCIADOS

Os alimentos associados à disseminação da E.coli são principalmente carnes, frangos e leite crus, mal cozidos ou não pasteurizados e também pelo consumo de vegetais

crus e água não tratada. Porém qualquer alimento exposto à contaminação fecal possa ser fonte de contaminação.

Nos Estados Unidos, de acordo com os dados do CDC (Center for Disease Control and Prevention) [34], os alimentos mais freqüentemente implicados em surtos provocados por cepas de E.colienteropatogênica, no período de 1993 a 1997, foram a carne bovina (25%) e as frutas, vegetais e saladas (20%). A US Food and Drug Administration [18] acredita que dentre as cepas enteropatogênicas envolvidas, E.coli O157:H7 seja a mais freqüente, representando hoje o segundo agente etiológico de diarréia bacteriana nos Estados da costa do Pacífico.

TIPOS

A Escherichia coli é uma categoria de bactéria que possuem subtipos que se diferenciam principalmente conforme sua patogenicidade (onde a doença desenvolvida afeta), os sintomas e grupo suscetível. As formas de transmissão geralmente são parecidas. São as principais, EPEC - "Enteropathogenic E. Coli", ETEC - "Enterotoxic E. Coli", EIEC - Enteroinvasive E. Coli"DAEC - "Diffuselyadherent E. Coli". E outras EAEC - "Enteroaggregative E. Coli"UPEC - "Uropathogenic, E. Coli"SEPEC - "Septicaemic E. Coli"

EPEC - "Enteropathogenic

É conhecida como Escherichia coli enteropatogênica (EPEC),

* Foi a primeira categoria de E. Coli diarreiogênica identificada (Alemanha/1920 e 1930)

* Ocorrem frequentemente em crianças, principalmente bebes nos primeiros anos de vida e especialmente em países pobres.

* Muitos adultos possuem EPEC no trato intestinal, porém não expressam os sintomas da doença, (acredita-se que adultos adquirem imunidade a este microrganismo).

* A bactéria destrói as microvilosidades intestinais devido essa destruição causa a má absorção dos nutrientes e consequente diarreia osmótica.

* Sintomas: Diarreia líquida com muco, febre, náuseas, vómitos e desidratação

* Tratamento: terapia de hidratação oral ou endovenosa para reposição de líquido e eletrólitos. Nos casos severos podem ser administrados medicamentos;

ETEC - "Enterotoxic E. Coli"

São as Escherichia coli enterotoxigênicas (ETEC). Conhecida como “E. coli dos viajantes”.

* Causa mais comum de diarreia em turistas, sendo ingeridas em grandes números em comida mal cozida ou água contaminada com detritos fecais.

* Normalmente resolve-se com imunidade durante vários meses, logo o turista só costuma ser apanhado uma vez.

* Para que a contaminação ocorra é preciso que o microrganismo seja toxico, o hospedeiro deve ingerir um número suficiente de células bacterianas e o microrganismo deve estar em contato com a mucosa do intestino delgado.

* Quando infetam atuam principalmente sobre o intestino delgado.

* Sintomas: dores violentas na zona do abdómen, vómitos, náuseas e febre baixa.

A doença pode ser perigosa para crianças devido à desidratação.

EIEC - "Enteroinvasive E. Coli"

Escherichia coli enteroinvasivas (EIEC).

* Assim como a ETEC para que a EIEC cause a doença a dose de microrganismoinfectante é alta, sendo necessários muitos microrganismos para que surja a doença.

* Sintomas: calafrios, febre, dores abdominais e disenteria. Resulta em diarréia sanguinolenta.

EHEC - "Enterohemorragic E. Coli"

Estas são as Escherichia coli enterohemorrágicas. Esta associada a uma série

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com