TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXTRAÇÃO E ESTUDO DE SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS COM PROPRIEDADES ANTIMICROBIANA DA CASCA DA TANGERIAN PONKAN (Citrus Reticulata Blanco).

Artigo: EXTRAÇÃO E ESTUDO DE SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS COM PROPRIEDADES ANTIMICROBIANA DA CASCA DA TANGERIAN PONKAN (Citrus Reticulata Blanco).. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 2

Os produtos naturais extraídos de plantas exercem um papel importante na descoberta de novos fármacos. A pesquisa de substâncias com finalidade terapêutica se intensificou nos últimos 10 anos e, cerca de 500 entidades químicas novas foram aprovadas pelas instituições reguladoras de todo o mundo, sendo em torno de 50% de origem natural. Atualmente, metade dos medicamentos mais vendidos no mundo tem sua origem em metabólitos secundários (PLETSCH, 2009).

Além da pesquisa de novos medicamentos, a pesquisa de substâncias com capacidade praguicida ou repelente também tem se intensificado, devido ao aumento dos problemas da resistência de insetos a inseticidas organo-sintéticos, ressurgência e erupção de pragas, e aos problemas advindos do uso indiscriminado de inseticidas organo-sintéticos sobre inimigos naturais, meio ambiente e homem e sobretudo ao desenvolvimento da agricultura orgânica (MOREIRA et al. 2006)

O Brasil, que detém a maior parte da biodiversidade mundial, encontra-se entre os principais produtores de tangerina no mundo e, entre os diversos pólos de produção destaca-se o município de Teresópolis, na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Este fruto se adapta facilmente às diferenças de temperatura frequentes em Teresópolis (CEPERJ, 2010; FONSECA & PEREIRA, 2007; VALE. et al., 2006).

A tangerina diferencia-se dos demais frutos cítricos pela facilidade com que a sua fina casca se solta dos gomos. Porém, ao ser consumida “in natura” deixa odor residual característico nas mãos, o que pode desestimular o seu consumo. Com isso, o processamento mínimo se torna uma alternativa conveniente para o consumo do fruto de acordo com as exigências do mercado consumidor (DAMIANI, VILAS BOAS & PINTO, 2008). Desta forma, a casca da tangerina passa a ser um resíduo industrial, já que não faz parte do alimento processado.

Os resíduos gerados no processamento da tangerina “ponkan” podem conter substâncias de elevado valor agregado, possuindo atividade biológica contra fungos bactérias e também contra insetos. A pesquisa com rejeitos industriais, além de diminuir o acúmulo destes resíduos, que poderiam impactar negativamente o meio ambiente, pode beneficiar o produtor por agregar valor ao resíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com