TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ecofisiologia Vegetal

Ensaios: Ecofisiologia Vegetal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE

CAMPUS IV – LITORAL NORTE

CURSO BACHAREL EM ECOLOGIA

RELATÓRIO

Ecofisiologia Vegetal

Rio Tinto-PB

2010

Ana Raquel Perazzo

Elisangela Cardoso Morais

Jaciara da Crus Silva

Jefter Rodrigues

Jercika Ferreira da Silva

Sheila Najara

RELATÓRIO

Ecofisiologia Vegetal

Relatório apresentado a professora Zelma Glebya ministrante da disciplina de Ecofisiologia Vegetal na Universidade Federal da Paraíba UFPB, campus IV Litoral Norte, como um dos requisitos para o cumprimento da disciplina.

Rio Tinto-PB

2010

INTRODUÇÃO

A Mata de Cerrado conhecida na região como Mata de Tabuleiro constitui-se de uma importante reserva de biodiversidade com muitas espécies endêmicas tanto da fauna como da flora. Constitui áreas abertas e com solos arenosos. Sua incidência acontece ao longo de toda costa leste do Brasil, dentro da área do Oceano Atlântico.

A denominação Tabuleiro vem do fato da topografia da região apresentar grandes áreas planas em geral, inferiores a 200m de altitude. A mata sobre os Tabuleiros diferem-se de outras comuns no Brasil, inclusive das formações de Mata Atlântica. (SARTIEF, 2007).

O ambiente físico varia largamente ao longo da superfície terrestre. As condições de temperatura, luz, substrato, umidade, salinidade, nutrientes do solo e outros fatores moldaram as distribuições e adaptações das plantas e animais. A Terra possui muitas zonas climáticas distintas, cujas extensões são em grande parte determinadas pela intensidade da radiação solar e pela redistribuição do calor e da umidade pelo vento e pelas correntes de água.

A superfície da Terra, suas águas e a atmosfera sobre ela compõem uma gigantesca máquina de transformação de calor. Onde os padrões climáticos originam-se á medida que a Terra absorve a energia solar. Como a superfície terrestre varia de rocha nua até solos florestados, oceano aberto e lagos congelado, a sua capacidade de absorver a luz solar também ira variar, dessa forma criando um aquecimento e resfriamento diferencial, onde a energia térmica absorvida pela Terra poderá ser reenviada de volta ao espaço, após sofrerem transformações adicionais que realizam o trabalho de evaporar as águas e causar a circulação da atmosfera e dos oceanos.

MATERIAIS E MÉTODOS

Este estudo foi realizado na Reserva Biológica Guaribas. Esta se localiza nos municípios de Mamanguape e Rio Tinto, no Litoral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com