TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Edema

Relatório de pesquisa: Edema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 7

Nome popular:

Inchume.

O volume de líquidos corporais representa 60 a 70% do peso de uma pessoa jovem e magra. Nos obesos e idosos, o volume é menor: 50 a 60 %. Os líquidos estão distribuídos em 40% dentro da célula (intracelular) e 20% fora da célula (extracelular). Dos 20% que estão fora da célula, 5% correm nos vasos (intravascular) e 15% estão no interstício (líquido intersticial é o que fica entre os tecidos). Assim, um homem saudável de 70 kg tem cerca de 42 litros de água no corpo; 28 litros estão dentro das células e dos restantes 14 litros, 3,5 litros ficam circulando e 10,5 litros ficam no meio dos tecidos.

O nosso organismo possui vários sensores muito sensíveis que regulam o volume, a composição e a pressão dos líquidos. Quando necessário, para regularizar o meio interno, aumentam ou diminuem a secreção dos hormônios reguladores.

O que é?

O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Ele é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, cuja exata composição varia com a causa do edema. Quando o líquido se acumula em todo o corpo, caracteriza-se o edema generalizado. Quando ocorre em locais determinados o edema é localizado, como por exemplo o edema nas pernas de pessoas com varizes.

Tipos de edema

Existem três tipos de edema: o edema comum, o linfedema e o mixedema.

Edema Comum

É composto de água e sal, quase sempre é generalizado.

O linfedema

É o edema cuja formação deve-se ao acúmulo de linfa. Ele ocorre nos casos em que os canais linfáticos estão obstruídos ou foram destruídos, como nas retiradas de gânglios na cirurgia de câncer do seio. O esvaziamento ganglionar facilita o surgimento do edema no braço. Outro exemplo de linfedema é a elefantíase, que se acompanha de grande deformação dos membros inferiores.

O mixedema

É outro tipo de edema de características especiais por ser duro e com aspecto da pele opaca, ocorrendo nos casos de hipotireoidismo. No mixedema, além da água e sais, há acúmulo de proteínas especiais produzidas no hipotireoidismo.

Como se apresenta?

O edema se apresenta sob duas formas: localizado e generalizado.

O linfedema e o mixedema são localizados. O edema comum pode se apresentar sob as duas formas. Quando generalizado, espalha-se por todo o corpo, principalmente membros, face e mãos. O edema generalizado pode ocorrer dentro do abdômen (ascite) e dentro do pulmão (edema pulmonar ou derrame pleural).

Qualquer tipo de edema, em qualquer localização, diminui a velocidade de circulação do sangue e, por esse meio mecânico (pressão), prejudica a nutrição e a eficiência dos tecidos.

Aspectos clínicos

Clinicamente, o edema pode ser um sinal de doença cardíaca, hepática, renal, desnutrição grave, hipotireoidismo, obstrução venosa e linfática.

Na formação do edema, essas doenças desencadeiam várias alterações que têm como conseqüência o edema. Cada uma dessas doenças tem suas características e as pessoas apresentam queixas especiais.

Na insuficiência cardíaca, além da falta de ar, o edema começa pelos membros inferiores e pode se expandir para dentro do pulmão (edema pulmonar) e do abdome (ascite). Na doença cardíaca ele é causado pela falta de força do coração para fazer o sangue circular.

Na doença hepática e na desnutrição, a causa é a falta da albumina do plasma. A albumina mantém os líquidos circulando. Quando a albumina está diminuída, abaixo de 2,5g% no sangue, não consegue mais manter a água dentro dos vasos e esta se difunde pelos tecidos.

Na doença renal, o edema é devido a retenção de água e sal que não são eliminados convenientemente.

Na obstrução venosa e linfática, o sangue e a linfa têm dificuldades de circular e se acumulam nos tecidos.

No hipotireoidismo, além da retenção de água e sal, há uma proteína associada que infiltra os tecidos (mixedema).

Um edema muito especial

Existe um edema comum muito encontrado e muito especial. É o edema idiopático, ainda de origem desconhecida, apesar de ser muito estudado. Ele ocorre em mulheres jovens de 20 a 50 anos. Geralmente, essas mulheres fazem uso e abuso de diuréticos ou catárticos para constipação intestinal. Quase sempre estão fazendo dieta para emagrecer, usando pouco sal e diuréticos. É um edema que surge nos membros e face rapidamente e sem causa aparente, podendo atingir todo o corpo. Hoje, pensa-se que a causa desse edema de origem desconhecida seja devido a um ou vários fatores:

O edema significa que foi armazenado no corpo demasiado líquido, principalmente água. O líquido pode residir num local determinado ou pode estar generalizado. Neste último, o líquido acumula-se em qualquer um dos tecidos, mas particularmente nos vácuos dos pulmões e nos espaços do abdómen que circundam os intestinos e outros órgãos (a cavidade peritoneal). O edema localizado é normalmente temporário e frequentemente resolve-se por si mesmo. Contudo, o edema generalizado é quase sempre anómalo e necessita de tratamento específico. O corpo é feito de inúmeros milhões de células, na maioria delas ligadas entre si formando tecidos. As células propriamente ditas são largamente preenchidas por (e circundadas por) líquido. Desta forma, uma parte considerável do peso do corpo cerca de 60% – é composta de água.

Os processos que resultam em movimentação de água dentro e fora das células são importantes para as funções do corpo humano. Igualmente importantes são os factores que controlam o volume total de água no corpo num dado momento. Por exemplo, numa pessoa saudável, sem edemas, os rins lidam com o excesso de líquidos eliminando-os pela urina. O volume de água que normalmente permanece no corpo é fornecido pela diferença entre o líquido ingerido e o líquido libertado. O líquido entra no organismo pela bebida, pela comida e pela água e pelos processos próprios do organismo. É libertado do corpo pela urina, pelas fezes, pela transpiração que não é perceptível (por exemplo quando se expira) e respiração. Nos factores que interferem na quantidade de água no corpo incluem-se as temperaturas altas envolventes e a prática de exercício físico vigoroso. Nas pessoas saudáveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com