TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos da Música no Cérebro Humano

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Música

A música é composta por três elementos básicos: harmonia, melodia e ritmo.

A harmonia é um conjuntos de notas musicais, por exemplo os acordes no piano. Enquanto as melodias são notas tocadas separadamente por exemplo a flauta. Elas são processadas no córtex da associação auditivas, pois lá são processados sons mais complexos, lineares (melodia) e não lineares (harmonia)

O ritmo é o agrupamento de sons musicais, obedecendo um intervalo de tempo constante. Ele é processado no cerebelo, nos gânglios basais e nos lobos temporais superiores.

A música, a emoção e a linguagem são processadas no orbito frontal e no sistema límbico, portanto é considerada útil da linguagem, comunicação e expressão.

A música tem acesso direto a afetividade, controle de impulsos, emoções e motivação, estimula a memória nas árias secundárias do cérebro que permitem acesso direto a percepções nas áreas de confluência cerebral, que unificam as sensações.

O hemisfério esquerdo atua nas habilidades de lógica, onde processa elementos básicos como intervalos (distância entre uma nota e outra) e ritmo. Enquanto o direito atua na habilidade analógica e reconhece o contorno melódico. A neurociência mostra que o cérebro de estudantes de música funciona de forma diferente da do não praticante de música. O praticante de música é capaz de ao ouvir música usar os dois hemisférios enquanto o leigo musical usa somente o esquerdo. Porém, qualquer pessoa independente da habilidade, ao tocar qualquer instrumento usa os dois lados.

Nos músicos, o corpo caloso é maior que no corpo dos mão músicos. Os músicos tem tendência a terem cerebelos maiores e com maios concentração de massa cinzenta, que é responsável pelo processo de informações. Assim, os músicos tem maior capacidade de aprendizado, concentração, controle emocional e são bem humorados.

Os sons que ouvimos são convertidos em pulsos que percorrem os nervos auditivos até o tálamo que é a central das emoções sensações e sentimentos.

O mecanismo nervoso de condução auditiva permite que prestemos atenção ao um único instrumentos dentro de uma orquestra ou banda.

O córtex auditivo primário é influenciado pela experiência e quanto maior for, maior é o número de células estimuladas e reativas de tons e sons musicais.

A música influencia igualmente as emoções de músicos e não músicos.

Alguns estilos musicais como heavy metal e rap tem forte frequência de comportamento de risco em suas letras enquanto a musica clássica tem efeitos relaxantes e positivos e diminuem os níveis de estresse.

A música também aumente a produção de endorfina, substância produzida pelo corpo que gera sensação de prazer. A música quando usada como tratamento garante uma vida mais saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com