TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO – EFEITOS DA VIBRAÇÃO NO CORPO HUMANO

Por:   •  10/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Federal de São João del-Rei - Campus Alto Paraopeba [pic 1]

Curso: Engenharia Mecatrônica

Unidade Curricular: Sistemas Mecânicos

Professora: Rina Dutra

ESTUDO DE CASO – EFEITOS DA VIBRAÇÃO NO CORPO HUMANO

Nomes: Isabella Chaves Correia | Gabriel Augusto Monteiro

Matrículas: 1544500033 | 124400016

Data: 03/07/2018                                                NOTA:________________

  1. Introdução

Os efeitos causados pela vibração de equipamentos no corpo humano cada vez mais são motivos de análise e discussão entre especialistas em segurança do trabalho. Com a crescente empregabilidade de maquinários e equipamentos portáteis, principalmente no setor industrial, os trabalhadores se sujeitam a maiores exposições frente a equipamentos que lhe podem ser prejudicial. Este problema pode comprometer não só o desempenho do trabalhador, como também sua segurança e saúde.

Entre os vários efeitos que a exposição prolongada a autos níveis de vibração pode ocasionar ao corpo humano destacam-se os problemas de perda do equilíbrio e falta de concentração, desordens gastrointestinais, aumento da frequência cardíaca, perda do controle muscular de partes do corpo, distúrbios visuais com visão turva, descalcificação de pequenas áreas dos ossos do corpo, lesões na coluna vertebral e degeneração gradativa do tecido muscular e nervoso. Além disso, uma doença muito comum e reconhecida resultante da exposição prolongada das mãos à vibração e a impactos repetidos é a síndrome dos dedos brancos ou doença de Raynaud, causada pelo espasmo das artérias digitais, que limita o fluxo sanguíneo nos dedos, sendo que, em casos extremos, pode causar danos permanentes ou gangrena. [LOPES, Eduardo]

A regulamentação do limite de exposição à vibração para o corpo humano é presente nas normas ISO 2631-1 (1997) e ISO/DIS 5349-1 (2001). Porém tais medidas se mostram insuficiente comparado às condições de trabalho enfrentadas por vários operários.

Neste trabalho, buscamos analisar a vibração gerada por equipamentos utilizados por trabalhadores e os efeitos que estas podem gerar para a saúde de quem é exposto à tais níveis de vibração de forma constante.   

  1. Metodologia

O critério para escolha dos dois artigos como base do estudo de caso foi abordar a necessidade da implementação das normas e do estudo aprofundado de vibrações no corpo humano quando exposto a condições de trabalhos.

O primeiro artigo apresenta como se descrevem as vibrações ocupacionais, que se dão por vibrações no corpo humano, onde o ser humano é o sujeito passivo, que recebe efeitos da vibração no corpo inteiro ou somente em extremidades e também transmite vibrações dependendo da forma que reage.

O segundo artigo apresenta a análise da exposição das vibrações no corpo humano quando exerce uma função com equipamentos industriais de movimentação de cargas, onde foi abordado dois casos de estudo: um que envolve um empilhador, variando o espaço de trabalho e o outro caso, um estudo comparativo entre três tipos de equipamentos que operam em pedreiras.  Dentro disso,  

  1. Relevância do Tema

Muitos operários têm sofrido com os efeitos da exposição prolongada a equipamentos que geram vibração. Vários trabalhadores que tem por função operar esse tipo de equipamento sofrem prejuízos sérios a saúde com o passar dos anos, muitas vezes irreversíveis. Além do prejuízo ao trabalhador, a indústria também sofre severas consequências com tal problema. O setor enfrenta multas e indenizações pesadas referentes ao afastamento dos operadores. A falta de conscientização para com o tema acarreta em prejuízos para ambas as partes.

  1.  Discussão

  • Primeiro artigo: Vibrações Ocupacionais

        Neste estudo são apresentados avaliações sobre os distúrbios causados em indivíduos expostos a vibrações durante longos períodos de tempo, situação encontrada em muitos postos de trabalho.

A vibração consiste em movimento inerente aos corpos dotados de massa e elasticidade. O corpo humano possui uma vibração natural. Se uma frequência externa coincide com a frequência natural do sistema, ocorre a ressonância, que implica em amplificação do movimento. A energia vibratória é absorvida pelo corpo, como consequência da atenuação promovida pelos tecidos e órgãos. O corpo humano possui diferentes frequências de ressonância, conforme figura a seguir:

[pic 2]

Figura 1 - Frequências de ressonância do corpo humano

Cada parte do corpo reage de uma maneira diferente quando exposto a altos níveis de vibração. Quando imerso continuamente ao limite tolerável de vibração, são gerados danos à saúde do corpo do operador que vão desde perda de equilíbrio a degeneração gradativa do tecido muscular e nervoso em casos mais graves.

Atualmente, existem duas classificações para as vibrações transmitidas para o corpo humano: vibração de corpo inteiro e vibração de extremidades. As vibrações de corpo inteiro situam-se especificamente na faixa de 1 a 20 Hz, com altas amplitudes. São vibrações geralmente pertencentes a atividades de transporte. Enquanto as vibrações de extremidades situam-se na faixa entre 6,3 a 1250 Hz, ocorrendo nos trabalhos com ferramentas manuais. Esses tipos de vibrações são regulamentados pelas normas norma ISO 2631 e ISO 5349, respectivamente.

        Para padronizar as diferentes respostas de frequência do corpo humano e facilitar a mensuração do limite de exposição à vibração, determinou-se 2 sistemas:

        

• o basicêntrico, localizado na interface entre a manopla e a mão;

• o biodinâmico, com centro no terceiro osso metacarpiano da mão.

[pic 3]

Figura 2– Eixos basicêntricos do corpo humano

[pic 4]

Figura 3 – Eixos basicêntricos e biodinâmicos do corpo humano

Para analisar o nível de vibração tem-se utilizado extensivamente a aceleração como unidade de medida, sendo 10-6 m/s² correspondente a 10-5 m/s². O valor total da aceleração ponderada da vibração nas coordenadas ortogonais é calculado pela fórmula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (857.4 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com