TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A radiação e o efeito no ser humano

Por:   •  28/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  597 Palavras (3 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 3


A radiação e o efeito nos seres vivos

Como sabemos agora, os seres humanos vivem em um ambiente que no qual á radioatividade. Ficamos sabendo disso há dois séculos atrás. Temos aqui alguns tipos de radiações que seria a alfa, beta e a gama.  
        Assim como na química ou física, que seria onde a radição teria mais impacto, também á outra matéria em que podemos adquiri-la que é a biologia. Como aprendemos na oitava e no primeiro ano do ensino médio, temos as células, tecidos e os órgãos e daí chegamos no corpo. Nesse esquema podemos claramente especificar como a radiação seria transmitida até algum tipo de órgão que nos prejudicaria levando mais cedo ou mais tarde até a morte.


[pic 1]

Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_NYAD/efeitos-radiacao-seres-vivos

As células que sobrevieram a tal exposição servem para indicar sua sensibilidade à radiação. Eis aqui um exemplo: os glóbulos brancos que são as células com função de reprodução do sangue se reproduzem com muita facilidade, porém, são muito sensíveis. Já em outros casos há células que não se reproduzem com tanta facilidade, mas não chegam a ser tão sensíveis a esta exposição.
Por sorte, as células são tãoincreveis e conseguem reparar os danos em alguns efeitos nasradiações.
[pic 2]
http://3.bp.blogspot.com/_jURCeMoDttU/S7-                      TvBC1lBI/AAAAAAAAAao/64HbvomPzmI/s1600/DNA.jpg

Na imagem acima podemos observar, com a exposição pode ocorrer um risco no DNA que pode ser que algum filho venham a nascer com algum tipo de problema dependendo da intensidade do efeito.


[pic 3]
http://www.japaoemfoco.com/saiba-quais-sao-os-efeitos-de-radiacao-nuclear-para-a-saude/

Uma exposição acerada no caso as imediatas por exemplo a Sindrome Agudas das Radiações aparecem em quastão de minutos ou horas, mas também á asque surgem depois de anos. Como por exemplo, o câncer ou até mesmo a leucemia. Mas a intensão da gravidade vai de acordo com os diferentes lugares do corpo.

        Como aconteceu em vários acidentes envolvendo radiação, muitos dos agricultores do local atingido, ficavam com receio de igerir alimento do seu plantil, pois, poderia estar contaminado. Mas a possibilidade disso acontecer é quase improvável, mesmo que os alimentos tenham sido expostoelevadamente, o nível de radiotividade seria menor do que o nível produzido do próprio alimento. Em certos produtos a radiação ionizante pode prolongar o tempo de vida de alguns alimentos, tais como o alho, que sem a radiação pode durar quatro meses, mas com a radiação pode prolongar sua durabilidade até dez meses. A irradiação nos alimentos, impede que muitos fungos e bactérias se multipliquem e acabem estragando o produto.

[pic 4]

http://www.cena.usp.br/irradiacao/irradiacaoalimentos.htm

 Como podemos ver na imagem acima explica de forma mais concreta de como os alimentos sem a irradiação ficaria (esquerda) e de como eles ficam com a irradiação(direita). Claro que á desvantagens nos alimentos que passam por esse tipo de química, pois de certa forma eles deixam de ser puros, mas mesmo assim não á nada de tão grave que possamos nos preocupar.
        Mas, há a radiação nuclear, essa não se pode levar a brincadeira, afinal o solo que é afetado atinge todas as produções e esse alimentos sendo consumidos pode levar ao surgimento de diversas doenças que afeta principalmente bebês e crianças.
        A área que for afetada por esse tipo de radiação, ninguém deve habitar nem prodizir alimentos até que sejam feitas análise que demonstre que os níveis de radiação sejam baixos, mas isso pode demorar muito vai de meses até anos.





...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (120.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com