TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embriologia

Resenha: Embriologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 2

O folheto embrionário, também chamado de folheto germinativo, é um tecido embrionário responsável pela origem dos órgãos e tecidos dos animais adultos, com exceção dos poríferos, que não possuem folhetos. Esta estrutura aparece no embrião animal após a gastrulação, fase onde se iniciam as diferenças marcantes entre os animais vertebrados.

Os folhetos embrionários podem estar presentes em dois ou três, recebendo a classificação de diblásticos e triblásticos. Por exemplo, o anfioxo que é um animal marinho, forma sua gástrula através da chamada gastrulação por embolia, possuindo apenas dois folhetos embrionários, a endoderme e a ectoderme. Já os mamíferos, a formação da gástrula é através da gastrulação por epibolia, onde primeiro há a formação do discoembrionário, constituído apenas pela ectoderme e endoderme e logo após, há a formação do terceiro folheto embrionário, chamado de mesoderme, situada entre os outros dois folhetos.

A notocorda é uma estrutura com aspecto similar a uma vareta, de origem mesodérmica, de posição dorsal, que contém uma matriz gelatinosa envolta por um tecido conjuntivo fibroso, sendo encontrada no embrião dosvertebrados. Os animais que possuem a notocorda pertencem ao filo Chordata, que incluem os vertebrados, os anfioxos e o tunicados.

Sua formação se dá a partir da terceira semana de gestação, quando se inicia a fase de gastrulação. A notocorda surge quando, por meio da fosseta primitiva do nó de Hensen, são insinuadas células com estrutura cordonal (a notocorda). Ela irá avançar entre a ectoderme e a endoderme, através da linha média, seguindo em direção cefálica, estendendo-se até a placa pré-cordonal.

Nos mamíferos, ao passo que o processo notocordal avança em direção cefálica, a fosseta primitiva entende-se pelo seu interior, dando origem ao lúmen. O processo notocordal passa a ser um tubo formado por células colunares, que se estendem da fosseta primitiva à placa pré-cordonal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com