TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Embriologia

Dissertações: Embriologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 7

EMBRIOLOGIA HUMANA

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO HUMANO

DO NASCIMENTO À FECUNDAÇÃO

Apesar dos progressos na fecundação humana, certas particularidades do desenvolvimento embrionário ainda não estão bem esclarecidas.

Conhecer a idade exata de um embrião ou feto é praticamente impossível, pois raramente se consegue determinar o momento exato em que se deu a fecundação. Sabe-se, porém, que ocorre nas 24 horas depois da ovulação e, em média, nas mulheres que apresentam ciclos menstruais bem definidos, dá se frequentemente no 14º dia após iniciado o ciclo menstrual.

FECUNDÇÃO

A fecundação ou fertilização é o processo que ocorre quando os gametas masculinos e femininos encontram-se e o espermatozoide penetra o óvulo. Quando isto acontece, os nucléolos dessas células haploides (1n) fundem-se num só, formando a primeira célula diploide (2n) do novo ser vivo, o ovo ou zigoto.

Ao penetrar o óvulo, o espermatozoide perde seu flagelo e passa a ser chamado pro núcleo masculino.A união dos pro núcleos masculinos e femininos chama-se cariogamia ou anfimixia .Até estar completamente formado o embrião passa por diversas etapas: segmentação ou cilvagem, blastulação, gastrulação, neurulação, e organogênese.

.ETAPAS.

Inicia-se quando a membrana de um espermatozoide se funde com a membrana de um ovócito. Uma vez iniciada, a fecundação ativa o ovócito. Esta ativação e autônoma, caracteriza-se por uma sucessão temporal de diferentes etapas de fertilização.

1. FASES DA FERTILIZAÇÃO.

Passagem do espermatozoide através da corona radiata, reação acrossomica penetração da zona pelúcida, fusão das membranas plasmáticas do ovócito espermatozoides, termino da segunda divisão meiótica e formação do pro núcleo feminino, formação do pro núcleo masculino. Entre 8 a 12 horas após a fecundação irá ocorrer a formação do zigoto, se formam os dois pro núcleos, o ovócito fecundado denomina-se zigoto.

2. SEGMENTAÇÃO.

Primeiras 48 horas após a fecundação será reposto o número de diploide de cromossomos 46 xx,ou, 46, xy, zigoto inicia divisões mitóticas sucessivas. A clivagem embrionária origina um embrião com 2-4 células ou blastômeros. O embrião apresenta 6-8 blastômeros, as divisões mitóticas dão origem a um embrião com cerca de 64 blastômeros, fase de mórula.

3. BLÁSTULA.

Na cavidade uterina, a mórula transforma-se num blastocisto, o zigoto viajara através de tuba uterina até o útero, onde começa a formação da placenta. A partir daqui começa a contagem da idade do feto. Da 1 a 3 semana acontece a segmentação,formação da mórula e Blástula e nidação

4.GASTRULAÇÃO.

Ocorre invaginação do blastoderme, para a blastocele aparecem os folhetos embrionários ou germinativos, ectoderme, endoderme, mesoderme, mesentoderme. Endoderme + Mesoderme. Celom, cavidade torácica e abdominal formação dos anexos embrionários

Inicia-se a neurulação, aparece o tecido nervoso nas fases, placa neural, sulco neural, canal neural, tubo neural.

5. ORGANOGÉNESE

Os três folhetos germinativos se organizam,formando as estruturas fetais.

FOLHETOS EMBRIONÁRIOS:

FOLHETOS EMBRIONÁRIOS TECIDOS

ECTODERME EPTÉLIO E SEUS ANEXOS (Sn)

ENDODERME(INTERNA) EPTÉLIO DO TUBO DIGESTIVO

EPTÉLIO DO SITEMA REPIRATÓRIO

MESODERME(EXTERNA) SISTEMA MUSCULAR

SISTEMA CIRCULATÓRIO

ESQUELETO

SISTEMA UROGENITAL

FETO:No período da quarta semana ocorrem grandes mudanças na forma do corpo dobramento do embrião no início ele e quase reto e tem de 4 a 12 somitos, ocorre o dobramento do embrião que lhe dá uma curvatura em C os brotos dos membros superiores tornam-se reconhecíveis as fossetas óticas, primórdios das orelhas internas, também são visíveis o quarto par de arcos faríngeos e os brotos dos membros inferiores são visíveis no fim da quarta semana, sendo assim na neurulação já há os anexos embrionários. Na quinta semana o crescimento da cabeça excede o crescimento das outras regiões. Os brotos dos membros inferiores tem forma de nadadeira. Na sexta semana ocorre o desenvolvimento dos cotovelos e das grandes placas das mãos começam a apresentar uma diferenciação regional. Começam a desenvolver os raios digitais, que são primórdios dos dedos das mãos, olhos bem evidentes, pigmento retiniano, formação do pavilhão auricular, o tronco e a cabeça começam a se endireitar, o embrião poderá apresentar respostas reflexas ao toque. Na sétima semana os membros sofrem modificações consideráveis, chanfraduras entre raios digitais das mãos, os intestinos penetram no celoma extraembrionário na parte proximal do cordão umbilical, herniação umbilical, inicia-se a ossificação dos membros superiores. Na oitava semana os dedos da mão já estão separados, mas ainda unidos por membranas, chanfraduras são visíveis entre os raios digitais dos pés em forma de leque, ocorrem os primeiros movimentos voluntários dos membros, inicia-se a ocofocação dos membros inferiores. Todos os sinais da eminencia caudal já desapareceram no fim da 8 semana, pálpebras mais evidentes, e começam a se unir por fusão epitelial, os pavilhões auriculares começam a assumir sua forma final, ainda não dá para identificar o sexo precisamente. Na nona semana já percebe a formação do pescoço e dos órgãos genitais, embora ainda não de para identificar o sexo. Na décima semana são produzidos aproximadamente 250 mil neurônios, células nervosas, por minuto, o coração está totalmente desenvolvido,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com