TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem

Relatório de pesquisa: Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

A sociedade sempre viu o profissional de enfermagem de uma forma positiva, dentro da área da saúde esse é o profissional que mais tem participação na assistência e recuperação do cliente, atuante como agente de transformação.

A responsabilidade que as instituições hospitalares têm é grande isso mostra a importância que o profissional de enfermagem tem na sociedade.

Esse profissional deve manter busca constante de técnicas cientificas para melhorar o estado físico e emocional do cliente, competências e habilidades para atender com qualidade estando ele acamado ou não, mantendo sempre o tratamento humanizado para com o cliente e seus familiares.

Contudo é comum trabalharem sob pressão da família e da instituição levando à situação de estresse. Em algumas atividades, podem ser expostos à contaminação biológica, material tóxico e à radiação, além disso, existe também a falta de materiais para procedimentos, ocasionando em muitas vezes os improvisos que são constantes em algumas instituições.

Conteúdo:

A enfermagem nos dias de hoje vem sofrendo com divulgações para a sociedade de erros e imperícias, muitos questionam como é a formação desses profissionais, sendo que nem toda informação é divulgada, muitos desses erros são atribuídos à falta de condições de trabalho que compromete a qualidade do atendimento, e o baixo salário oferecido para a categoria faz com que esse profissional dobre sua jornada de trabalho.

Temos profissionais desmotivados, nada é feito para melhoria, parece que o assunto não é prioridade, só são lembrados quando os erros aparecem na mídia.

Alguns dos problemas mais comuns são remédios administrados errados ou substâncias que não são medicamentos, como ocorreu recentemente com uma idosa que recebeu café com leite na veia.

A sociedade esta mais ativa e questionadora, conhecedora dos seus direitos, algumas vezes conhece até os procedimentos que devem ser adotados pela equipe de saúde, é importante que o cliente ou familiar observe o profissional que está lhe atendendo e se sentir seguro sobre o procedimento que está sendo feito, verificar os rótulos e as etiquetas dos produtos, fazer perguntas sempre que achar necessário, com esses cuidados os erros podem ser diminuídos.

Os prejuízos são muitos para a sociedade já que o profissional da enfermagem exerce atividades que envolvem a vida.

"É mais fácil um paciente detectar um erro cometido por um enfermeiro do que aquele cometido pelo médico, por exemplo. Perceber que um medicamento está sendo mal aplicado é bem mais simples do que concluir que um medicamento foi mal prescrito” Márcia Krempel, presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Conclusão:

Hoje a sociedade culpa quem cometeu o erro, mas não são levantadas as questões que podem ter levado o profissional a cometer o erro.

Acidentes sempre irão acontecer,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com