TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem

Tese: Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Tese  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

“É o conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários, decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação dos serviços de interesse de saúde”.

Abrangendo:

I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo;

II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

Prática com poder de interferir em toda a reprodução das condições econômico-sociais e de vida, isto é, em todos os fatores determinantes do processo saúde–doença.

Com a incorporação da noção de meio ambiente - conjunto de elementos naturais físico-biológicos e as relações sociais do mundo construído pelo homem: a prática da VISA abrange o ambiente de trabalho.

Portanto, envolve práticas de:

 Fiscalização, na observação do fato, no licenciamento de estabelecimentos, no julgamento de irregularidades e na aplicação de penalidades;

Com características:

 Normativa e Educativa - evolução de uma consciência sanitária e da finalidade de defesa do direito do consumidor e da cidadania.

A introdução do conceito de qualidade e de reparo do dano ao consumidor, em termos teóricos, permitiu apontar um novo modelo de vigilância sanitária.

A vigilância, que se espera que se faça hoje, terá que levar em conta a forma como se faz o processo e o seu resultado para o usuário, atendendo às novas imposições colocadas pela evolução crescente na sociedade de uma consciência do direito de consumir boa qualidade.

Essa evolução da forma de pensar de nossa sociedade conferiu:

 Ao consumidor um novo status, o de cidadão;

 A VISA, as tarefas de promover práticas e espaços saudáveis nos processos de produção da vida e saúde.

Assim, melhorar a qualidade de vida e saúde da população no município deve incluir o desenvolvimento de ações de vigilância sanitária, buscando-se constituir um modelo a partir das próprias experiências e realidade dos municípios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com