TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enfermagem Na Saúde Do Adulto

Casos: Enfermagem Na Saúde Do Adulto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  2.978 Palavras (12 Páginas)  •  1.131 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Este trabalho trata-se de uma revisão da literatura, que visa buscar e sintetizar as evidências disponíveis na literatura científica relacionada às principais causas do Infarto Agudo do Miocárdio, Sistema Digestores, Sistema Renal e Sistema Urinário.

Buscamos também os cuidados principais de enfermagem dispensados aos pacientes, as suas indicações e um pouco da história das patologias. Selecionando as recomendações para prevenção. Este estudo visa mostrar que existem várias maneiras de se evitar as doenças, porém os cuidados pela equipe de saúde são essenciais para manter a vida dos pacientes.

Ajudar os profissionais de Enfermagem a ter uma ampla visão em como realizar a assistência de Enfermagem para o cliente, visto que, conhecendo o mecanismo da patologia poderemos entender melhor os sinais e sintomas apresentado pelo cliente.

29

Sumário

RESUMO 8

Introdução 11

Etiopatogênia 11

1. O Diagnóstico Do Infarto Do Miocárdio 12

2. Tratamento Inicial 13

3. Tratamento Secundário 13

4. Objetivo do Tratamento 14

5. Exames 14

6. Prevenção 15

7. Cuidados De Enfermagem 16

Sistema Digestório 17

1. Função do sistema digestório 17

2. Gastrite 17

3. Fisiopatologia 18

4. Manifestação clinica 18

5. Diagnóstico 18

6. Tratamento 18

7. Diagnósticos de enfermagem 19

8. Cuidados de enfermagem 19

Sistema Respiratório 19

1. Infecções das vias aéreas superiores 20

2. Rinite 20

3. Fisiopatologia 20

4. Manifestações Clínicas 20

5. Diagnóstico 20

6. Tratamento 21

7. Cuidados de enfermagem 21

Sistema Renal e Urinário 21

1. Rins 22

2. Funções do Rim 22

3. Urina 23

4. Infecção do Trato Urinário (ITU) 23

5. Objetivos e Metas da Enfermagem 23

6. Cuidados de Enfermagem 24

REFERÊNCIAS 25

Introdução

O Infarto do Miocárdio faz parte de um grupo de doenças chamado Doenças Isquêmicas do Coração. O infarto é a destruição da musculatura miocárdica, devido à deficiência de fluxo sanguíneo para uma região do músculo cardíaco, cujas células sofrem necrose por falta de aporte nutritivo. A interrupção do fluxo coronário quase sempre é devido ao estreitamento repentino de uma artéria coronária pelo ateroma (aterosclerose), ou pela obstrução total de uma coronária por êmbolo ou trombo (coágulo sanguíneo). A destruição do músculo do coração é causada em geral por depósitos de placas de ateroma nas artérias coronárias. Essas placas nada mais são do que o acúmulo de células dentro dos vasos sanguíneos, consequentes às lesões dos próprios vasos, bem como depósitos de gordura, que vão aumentando com o tempo, formando verdadeiras "rolhas" no interior das artérias do coração.

Etiopatogênia

O infarto do miocárdio está mais freqüentemente associado a uma causa mecânica, isto é, interrupção do fluxo sanguíneo para uma determinada área, devido à obstrução completa ou parcial da artéria coronária responsável por sua irrigação. A extensão da necrose depende de vários fatores, tais como o calibre da artéria lesada, tempo de evolução da obstrução e desenvolvimento da circulação colateral. Esta, quando bastante extensa, é capaz de impedir a instalação de infarto, mesmo em casos de obstrução total da coronária. Os pacientes que sofrem infarto são geralmente do sexo masculino, pois são mais susceptíveis que as mulheres. Acredita-se que as mulheres tenham um efeito "protetor" devido à produção de hormônio (estrógeno), sendo que após a menopausa, devido à falta de produção desse hormônio, a incidência de infarto na mulher aumenta consideravelmente, e geralmente vão a óbito devido ter mais resistência à dor, e a localização desta dor ser diferente da que do sexo masculino.

Existem vários fatores responsáveis pelo infarto do miocárdio, sendo eles: a idade, pois a incidência aumenta depois dos 50 anos, outro fator que influencia o infarto do miocárdio é o colesterol, quanto maior a quantidade de colesterol no sangue, maior a incidência de infarto, são conhecidos 3 tipos de colesterol: o de baixa densidade (LDL), o de muito baixa densidade (VLDL) e o de alta densidade (HDL). Este último, conhecido como "bom colesterol", parece ter um efeito protetor para o infarto do miocárdio, sendo ideal mantê-lo em níveis altos no sangue. Já o LDL, conhecido como "mau colesterol", aumenta a chance de infartos quando existe em níveis altos.

1. O Diagnóstico Do Infarto Do Miocárdio

O diagnóstico do infarto é feito pela análise dos sintomas apresentados pelo paciente e de exames, como o eletrocardiograma e a dosagem no sangue, de enzimas que resultaram da destruição das células do coração.

 Eletrocardiograma: É de grande valor para o diagnóstico do infarto do miocárdio ele informa sobre sua localização, sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com