TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envelhecimento Ativo

Ensaios: Envelhecimento Ativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2015  •  388 Palavras (2 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 2

Teremos tantos mais anos de vida com qualidade, quanto mais atenção prestarmos à alimentação, ao exercício, à gestão das emoções, à cultura, aos amigos, à família, e à comunidade. A vida não para e o minuto acontece, e cada minuto importa.

Problemas:

Pesquisas mostraram que mais da metade da população brasileira está acima do peso e, 17% deles, estão com obesidade comprovada. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já classificou a obesidade como a epidemia do século XXI.

Um plano de reeducação alimentar adequada, a prática de atividade física recorrente, poderão lhe ajudar a mudar seus hábitos de modo que não seja sacrificante e possa ser seguido por um bom tempo.

Reduzir o consumo de sal protege o coração, afasta a obesidade, garante uma vida mais longa. Pesquisadores descobriram que hábitos saudáveis durante a meia-idade estão associados a uma maior probabilidade de envelhecimento bem-sucedido.

Explicações possíveis estão relacionadas aos hábitos de quem está de bem com a vida — esse pessoal possuiria uma maior tendência a adotar comportamentos saudáveis, como fazer exercícios físicos.

Qualidade de vida:

Qualidade de vida é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

A Organização Mundial da Saúde desenvolveu um questionário para aferir a qualidade de vida, que possui duas versões validadas para o português, o 100 (composto por 100 questões) e o composto por 26 questões.

É composto por seis domínios: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente o bem-estar infantil.

Estratégias:

Observe se o idoso participa de atividades sociais e familiares. Nesses casos, a apatia também é causada pela pouca atuação dos familiares e cuidadores. Levar para caminhar se ele puder, visitar família ou chamar os familiares para visitar sua casa, são idéias simples e que ajudam a iluminar o dia-a-dia do idoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com