TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Envelhecimento Ativo

Ensaios: Envelhecimento Ativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

O que é “Envelhecimento Ativo”?

O termo “envelhecimento ativo” foi adotado pela Organização Mundial da Saúde no final dos anos 90. É o processo de otimização de saúde, participação e segurança, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas ficam mais velhas. O envelhecimento ativo aplica-se tanto a indivíduos quanto a grupos populacionais.

Qual o objetivo do Envelhecimento Ativo?

aumentar a expectativa de uma vida saudável e a qualidade de vida. Manter a autonomia e independência durante o processo do envelhecimento.

Dados Demográficos sobre o Envelhecimento Ativo

Em todo o mundo, a proporção de pessoas com 60 anos ou mais está crescendo mais rapidamente que a de qualquer outra faixa etária. A maioria das pessoas mais velhas em todos os países continua a representar um recurso vital para as famílias e comunidades. Comparando-se os países desenvolvidos e os em desenvolvimento, esses não têm acompanhado o ritmo rápido de envelhecimento da população em termos de desenvolvimento socioeconômico. O rápido envelhecimento nos países em desenvolvimento é acompanhado por mudanças dramáticas nas estruturas e nos papéis da família, assim como nos padrões de trabalho e na migração.

Abordagem de curso de vida para o Envelhecimento Ativo

A perspectiva de curso de vida para o envelhecimento ativo reconhece que os mais velhos não constituem um grupo homogêneo e que adiversidade entre os indivíduos tende a aumentar com a idade.

Com o envelhecimento observa-se o aumento das chamadas “doenças não notificadas compulsoriamente” que são as maiores responsáveis pela morbidade, deficiências e mortalidade no idoso em todas as regiões do mundo, incluindo os países em desenvolvimento.

Abordagem de curso de vida para o Envelhecimento Ativo

As pesquisas demonstram cada vez mais que as origens do risco de doenças crônicas, como diabetes e cardiopatia, começam na infância ou até mesmo antes. E esse risco é subsequentemente definido e modificado por fatores como condição socioeconômica e experiências ao longo da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com