TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Enzimas hepaticas

Projeto de pesquisa: Enzimas hepaticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 7

ENZIMAS HEPÁTICAS

Palmas – TO

Agosto de 2009

Enzimas hepáticas

Testes de função hepática, que incluem as enzimas hepáticas, são diversas avaliações laboratoriais bioquímicas clínicas realizadas para fornecer informação sobre o estado do fígado de um paciente. A maioria das doenças hepáticas causam somente leves sintomas inicialmente, então estes testes são vitais para que estas doenças sejam detectadas precocemente. O envolvimento do fígado em algumas doenças pode ser de importância crucial. Estes testes são realizados através de amostra obtida do sangue do paciente.

As enzimas mais freqüentemente utilizadas na prática clínica são as aminostransferases (AST e ALT), a fosfatase alcalina e a gama-GT . Apesar de não serem enzimas, as bilirrubinas e suas frações são testes úteis nesse conjunto, pois fornecem informações importantes.

Há um grande número de exames laboratoriais disponíveis comercialmente que têm utilidade na avaliação do paciente com suspeita de doença hepática ou na investigação da sua causa. Os exames podem ser classificados de modo didático em:

• Testes para avaliação de lesão hepatocelular (destruição de hepatócitos);

• Testes para avaliação do fluxo biliar e lesão de vias biliares;

• Testes para avaliação da função de síntese do fígado;

O termo "função hepática" geralmente é utilizado erroneamente na prática clínica para descrever um conjunto de exames laboratoriais que não investigam apenas a função do fígado, mas também a presença de lesão hepatocelular e de vias biliares. Costuma incluir AST, ALT, fosfatase alcalina, GGT, albumina, bilirrubinas total e frações.

Testes para avaliação de lesão hepatocelular

Aminotransferases

Aspartato aminotransferase (AST)

Também pode ser chamada de transaminase glutâmico oxaloacética (TGO) , é uma enzima que catalisa a reação: aspartato + alfa-queroglutarato = oxaloacetato + glutamato. É encontrada em altas concentrações no citoplasma e nas mitocôndrias dos hepatócitos, músculos esquelético e cardíaco, rins, pâncreas e eritrócitos; quando qualquer um desses tecidos é danificado, a AST é liberada no sangue, como não há um método laboratorial para saber qual a origem da AST encontrada no sangue, o diagnóstico da causa do seu aumento deve levar em consideração a possibilidade de lesão em qualquer um dos órgãos onde é encontrada.

• valores normais: até 31 U/L (mulheres) e 37 U/L (homens)

Alanina aminotransferase (ALT)

Também pode ser chamada de transaminase glutâmico pirúvica (TGP), é uma enzima que catalisa a reação: aspartato + alfa-queroglutarato = piruvato + glutamato, encontrada em altas concentrações apenas no citoplasma do hepatócito, o que torna o seu aumento mais específico de lesão hepática inicial; no entanto, pode estar aumentada em conjunto com a AST em miopatias (doenças musculares) severas

• valores normais: até 31 U/L (mulheres) e 41 U/L (homens).

Relação AST/ALT

Além das características individuais, a relação entre o aumento das enzimas tem valor diagnóstico tanto a AST quanto a ALT costumam subir e descer mais ou menos na mesma proporção em doenças hepáticas. Elevações pequenas de ambas, ou apenas de ALT em pequena proporção, são encontradas na hepatite crônica (especialmente hepatite C e esteato-hepatite não alcoólica), como na hepatite alcoólica há maior lesão mitocondrial, proporcionalmente, do que nas outras hepatopatias, observa-se tipicamente elevação mais acentuada (o dobro ou mais) de AST (que é encontrada nas mitocôndrias) do que de ALT, ambas geralmente abaixo de 300 U/L.

• elevações de ambas acima de 1.000 U/L são observadas em hepatites agudas virais ou por drogas .

Causas de aumento de aminotransferases no sangue

Doenças hepatobiliares

Doenças do miocárdio

Doença pancreática

Doença muscular

Álcool

Ligação a imunoglobulina (rara)

Doença não-hepatobiliar com envolvimento hepático obesidade / diabetes

hemocromatose

deficiência de alfa-1-antitripsina

infecção pelo HIV

hipertireoidismo

doença celíaca

Desidrogenase lática (DHL)

É observado em lesões hepatocelulares de modo geral, pode ser útil na diferenciação entre hepatite aguda viral e lesão causada por isquemia ou paracetamol; sugere-se que, em elevações de aminotransferases acima de 5 vezes o limite superior, uma relação ALT/DHL maior que 1,5 sugere hepatite viral

• valores normais: 24-480 U/L.

Testes para avaliação do fluxo biliar e lesão de vias biliares

Fosfatase alcalina

Trata-se não de uma enzima, mas de uma família de enzimas, presente em praticamente todos os tecidos; no fígado, é encontrado principalmente nos microvilos dos canalículos biliares e na superfície sinusoidal dos hepatócitos. O aumento da fosfatase alcalina hepática é mais evidente na obstrução biliar, aonde o acúmulo de sais biliares a solubilizam e a obstrução promove a sua regurgitação entre as células hepáticas até o sangue

Em casos de elevação da fosfatase alcalina aonde não observa-se sinais clínicos ou laboratoriais de doença hepatobiliar, é possível a diferenciação entre as principais isoenzimas (hepática, óssea e intestinal) para localizar a fonte da alteração.

• valores normais variam de acordo com a idade: 1 dia de idade: até 250 U/L; 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com