TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ervas Medicinais

Exames: Ervas Medicinais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 2

As plantas medicinais são costumeiramente utilizadas pelos idosos por questões culturais, visto que, o conhecimento sobre os seus usos muitas vezes é transmitido de geração em geração. O uso das plantas medicinais tem que ser feito cuidadosamente, com muito critério, pois as mesmas não fazem milagres e podem levar a intoxicação daqueles indivíduos que desconhecem precauções e contraindicações destas plantas. Pelo produto ser de origem natural, a população não considera os seus riscos, mas a ignorância do conhecimento sobre o produto pode ser desastrosa.

Desde os tempos remotos as plantas medicinais têm sido usadas como formas alternativas ou complementares aos medicamentos da medicina tradicional, são amplamente comercializadas em farmácias e supermercados em geral, por razões sociais ou econômicas. A crise econômica, o alto custo dos medicamentos industrializados, a falta de conhecimento, a cultura são possíveis fatores que levam as pessoas a utilizarem medicamentos naturais.

O uso das plantas medicinais pelos idosos, em conjunto com os medicamentos industrializados, pode trazer complicações deletérias à saúde, afetando o tratamento das doenças crônicas evidenciadas, de acordo com (ANVISA, 2010) Nesse sentido, a política nacional de plantas medicinais e fitoterápicas, aprovada por meio de decreto nº 5.813 de julho 2006, estabelece diretrizes e linhas prioritárias para desenvolvimento de ações pelos diversos parceiros em torno de objetivos comuns voltados a garantia do acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicas. É importante ressaltar, que nunca se deve tomar “medicamentos” com chás ou outros produtos a base de plantas medicinais, porque podem causar problemas sérios para o seu organismo.

Segundo a ANVISA os medicamentos fitoterápicos devem seguir como qualquer outro medicamento, todas as normas sanitárias e os cuidados para seu uso devem possuir registro neste órgão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com