TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Espirometria

Ensaio: Espirometria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  Ensaio  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

TRABALHO SOBRE ESPIROMETRIA E PROBLEMAS RENAIS E VASCULARES DOS DIABÉTICOS 

Espirometria

1. O que é espirometria?

A espirometria é um teste que realiza a medida do ar que entra e sai dos pulmões auxiliando na prevenção e no diagnóstico da quantificação dos distúrbios ventilatórios. Ela é útil para avaliar indivíduos com problemas respiratórios como asma, bronquite, pneumonia, tosse e falta de ar, por exemplo.

2. Quem pode realizar a espirometria?

Segundo o Consenso Brasileiro sobre Espirometria de 1996 o teste pode ser realizado por técnico treinado para tal, ficando sob a responsabilidade deste:

- Preparação e calibração do equipamento;

- Preparação e instrução dos pacientes;

- Realização dos testes;

- Verificação dos critérios de aceitação e reprodutibilidade das curvas obtidas;

- Obtenção e cálculos dos dados finais e preparação dos relatórios para interpretação;

- Realização periódica dos procedimentos para controle de qualidade;

-Limpeza e anti-sepsia do equipamento e seus acessórios.

3. Quem realiza a interpretação do exame?

A interpretação do exame para fins diagnósticos cabe ao médico pneumologista.4. Quando o exame é utilizado para fins ocupacionais?

No uso ocupacional, o Ministério do Trabalho e Emprego definiu na NR 07 sobre Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional que o exame de espirometria deve ser realizado quando o trabalhador está exposto a aerodispersóides, fibrogênicos ou não, tendo como objetivo determinar o risco ocupacional para as doenças pulmonares.

5. O fonoaudiólogo também pode utilizar o espirômetro?

Na Fonoaudiologia, o espirômetro pode ser utilizado para avaliar a dinâmica respiratória, com objetivo de verificar a capacidade respiratória do indivíduo, a eficiência glótica e o aproveitamento do ar respirado durante a fonação, além de fazer a análise funcional do tipo e modo respiratórios.

4. Para que serve a Espirometria

A espirometria serve para saber se a quantidade de ar inspirado é suficiente para o indivíduo ou se há alguma obstrução à passagem do ar, como a presença de um corpo estranho, diminuição do tamanho dos brônquios por reação alérgica como ocorre no caso da asma, ou por secreções no local.

5. Como é feita a Espirometria

A espirometria dura em média meia hora e é feita da seguinte forma, o médico dá ao indivíduo em aparelho para que ele sopre ar com a maior força possível para dentro dele. Após essa primeira etapa, o indivíduo deve utilizar um remédio para melhorar a respiração (broncodilatador) e realizar novamente o sopro no aparelho, dessa maneira pode-se verificar se há um aumento da quantidade de ar inspirado após o uso do medicamento. Um computador vai registrar todos os dados obtidos através do exame para uma análise posterior.

O que é diabetes?

Diabetes é uma doença que provoca alto nível de glicose (açúcar) no sangue. Normalmente seu corpo transforma os carboidratos que você ingere em glicose. Seu sangue carrega a glicose para as células, onde é usada como energia ou armazenada para ser usada mais tarde. A insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, ajuda a glicose a se mover do sangue para as células. Se você tem diabetes, ou seu pâncreas não produz mais insulina suficiente, ou a insulina que ele produz não chega às células, portanto seu corpo não consegue transportar a glicose do sangue para as células e então ela se acumula. Quando os níveis de glicose no seu sangue permanecem altos, a glicose excedente afeta muitas partes de seu corpo. Altos níveis de glicose no sangue podem comprometer os pequenos vasos sanguíneos dos rins de forma que estes não conseguem mais remover fluidos e resíduos. Muitas pessoas com diabetes também têm pressão alta.

Problemas Renais dos Diabéticos

Diabetes é uma das causas mais comuns de doença renal. Se o diabetes não for tratado por um período muito longo, você poderá desenvolver complicações e uma dessas complicações pode ser a doença renal.

Nefropatia diabética é o termo médico para o dano renal causado pelo diabetes. Pode demorar 20 anos ou mais até que uma pessoa com diabetes desenvolva doença renal.

O diagnóstico precoce da Nefropatia Diabética é realizado por meio de exame de urina, chamado Microalbuminúria. Já nas fases mais avançadas da doença, pode-se identificar elevação nos níveis sanguíneos de creatinina e ureia, bem como a presença de proteína na urina.

Clearence de creatinina, ou a depuração de creatinina, trata-se de um teste utilizado para comparar o nível de creatinina encontrado na urina, com o nível encontrado na corrente sanguínea, auxiliando, desta forma, no estudo do funcionamento renal.

É importante que estes exames sejam realizados anualmente nas pessoas com diabetes. (há pelo menos 5 anos após o diagnóstico do Tipo 1 e, imediatamente, com a constatação do Tipo 2).

Diabetes e doença vascular arterial

Pacientes diabéticos apresentam um excesso de glicose (açúcar) no sangue devido à sua incapacidade de produzir insulina ou de utilizá-la de forma eficiente. A insulina transporta a glicose para as células, que por sua vez transformam glicose em energia. Os diabéticos são suscetíveis a um comprometimento mais significativo da circulação arterial do que os não-diabéticos. As complicações neurovasculares mais frequentes causadas pelo diabetes são listadas a seguir:

• Obstruções, ou o chamado endurecimento das artérias

• Retinopatia, ou crescimento anormal dos vasos sanguíneos da retina

• Nefropatia, doença renal associada com diabetes

• Neuropatia, doença nos nervos que causa perda de sensibilidade nos pés ou nos dedos dos pés

Fora essas complicações específicas, colesterol alto, hipertensão arterial e doença das coronárias (comprometimento das artérias do coração)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com