TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE DE ERGO ESPIROMETRIA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  29/5/2015  •  Bibliografia  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

TESTE DE ERGOESPIROMETRIA

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O teste é um parâmetro que avalia o desempenho físico máximo do paciente e mede a resposta de seu sistema cardiovascular, muscular e pulmonar e a situação de esforço. O mesmo se tornou bastante difundido nos últimos anos, podendo ser aplicado em atletas profissionais e em pacientes.

Durante o repouso (2 minutos), o esforço físico (8 minutos) e o período de recuperação, o paciente tem seu ritmo cardíaco, frequência cardíaca e pressão arterial monitorado. O sistema respiratório é estimulado a cada respiração, assim como o consumo de oxigênio (Vo2máx) e a produção de gás carbônico (Vco2máx). Com esses dados é possível fazer uma avaliação contínua do sistema cardiovascular e respiratório, além do componente muscular, uma vantagem para a investigação médica de doenças leves que não mostram alterações quando avaliadas com o paciente em repouso.

INDICAÇÕES

Uma das principais indicações do teste ergoespirométrico é a busca diagnóstica em pacientes que apresentam sintomas (cansaço, falta de ar etc.) principalmente durante atividades físicas e, muitas vezes, são assintomáticos em repouso. O médico e o paciente poderão esclarecer se a causa desses sintomas ao esforço é cardíaca, pulmonar ou muscular periférica (pernas) e fazer a diferenciação entre falta de condicionamento físico (sedentarismo) e doença.

  • Avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares;
  • Avaliação seriada no pré e pós-transplante cardíaco;
  • Quantificação do risco de pacientes com miocardiopatias (doenças que acometem o músculo cardíaco);
  • Para programar a reabilitação em pacientes com doenças cardíacas ou insuficiência cardíaca;
  • Para programar treinamento de atletas;
  • Para diagnosticar diferencial da dispneia.

CONTRAINDICAÇÕES

  • Gestantes
  • Peso corporal acima de 160 kg

FUNDAMENTAÇÃO PRÁTICA

PREPARO PRÉ-TESTE

  • No dia do exame, após o banho, não utilizar cremes, pomadas ou gel;
  • Vir com roupas confortáveis para a realização do exame;
  • Não fumar duas horas antes ou dieta leve uma hora antes do teste (O paciente não deve fazer exames em jejum);
  • A suspensão de medicação em uso fica a critério do médico e na dependência dos objetivos do exame. Quando o objetivo recomenda-se suspender os medicamentos que possam mascarar as manifestações da doença, como: Betabloqueadores (atenolol, propanolol, metoprolol), inibidores de canais de cálcio (diltiazem, verapamil) e vasodilatadores coronarianos (dinitrato ou monotrato de isossorbida, nitroglicerina);
  • Recomenda-se ao paciente não expor o tórax desprotegido ao sol até 72 horas após o exame, já que pode surgir irritação da pele no local da colocação dos eletrodos para a monitoração.

PASSO A PASSO ANTES DO TESTE

        Nas aulas práticas, todos os alunos que fizeram o teste (Delfino e Eduardo) passaram pelas mesmas etapas de preparação do teste, no qual citaremos abaixo:

  1. A anamnese do paciente;
  2. A aferição da PA antes do teste;
  3. A colocação dos eletrodos nas derivações precordiais (V1, V2, V3, V4, V5 e V6);
  4. Colocação dos equipamentos de captação dos gases;
  5. Escolha do protocolo para execução do teste.

PASSO A PASSO DURANTE O TESTE

  1. Inicia-se o teste;
  2. Com o passar do tempo, de acordo com o protocolo escolhido, o teste começa a ganhar velocidade e resistência, acrescentando elevação da esteira;
  3. Aferição da pressão constante para monitorar e relatar no programa de avaliação;
  4. Com o teste validado, busca-se o alcance do Vo2máx;
  5. Após a exaustão inicia-se o programa de recuperação elaborado pelo programa de avaliação;
  6. Ao final do teste afere-se a pressão e, detectada normalidade na PA, libera-se o paciente.

LOCALIZAÇÃO DOS ELETRODOS

V1 
Por ser uma derivação pré-cordial, o eletrodo é posicionado no 4º espaço intercostal à direita, próxima ao rebordo external (paraexternal). O eletrodo é positivo e explora o ventrículo direito, ou melhor, lado direito do coração. Há ondas positivas juntamente com negativas. A predominância das ondas é negativa. 

V2
O eletrodo é posicionado no 4º espaço intercostal à direita, próxima ao rebordo external. O eletrodo é positivo e explora o ventrículo direito, ou melhor, lado direito do coração. Há ondas positivas juntamente com negativas. A predominância das ondas é negativa. 


V3
Localizada entre V2 e V4. O eletrodo é positivo. Explora: septo interventricular e parede anterior do ventrículo esquerdo Bifásica, V3 é mais negativo do que o V4 (que é mais positivo). 

V4
Localizada no 5° espaço intercostal no hemitórax esquerdo e na linha hemiclavicular, ou na linha do mamilo esquerdo. O eletrodo é positivo. Explora: septo interventricular e parede anterior do ventrículo esquerdo Bifásica, V3 é mais negativo do que o V4 (que é mais positivo). 


V5 
Localiza no 5º espaço intercostal na linha axilar esquerda anterior. O eletrodo é positivo e explora o ventrículo esquerdo nas paredes anteriores e laterais. Ondas positivas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (121 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com