TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Espirometria

Por:   •  7/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  1.646 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS- EUA

ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE- ESA

Relatório de aula prática- ESPIROMETRIA

MANAUS

2015

DENISE DOS SANTOS CALIXTO

MIKELEN SOUZA DO NASCIMENTO

FABIANE DA SILVA TRINDADE

ESPIROMETRIA.

Relatório apresentado à Universidade do Estado do Amazonas, como requisito para a obtenção de nota na disciplina de Biofísica e Fisiologia Humana

Manaus

2015

INTRODUÇÃO

 O ar que esta alojado dentro dos pulmões é constantemente renovado, permitindo dessa forma a passagem de oxigênio. Mas para isso e necessário que os pulmões mantenham o ritmo e a amplitude de movimentos adequados. Assim obtemos os resultados de quantidade de ar que ingressa o aparelho respiratório bem como a circulação do ar durante os ciclos da respiração. A espirometria é a medida de quantidade de ar expirado e inspirado expressa em litros.  

É um exame em que são avaliados os volumes e fluxos de ar que entram e saem dos pulmões. Se o resultado indicar alguma alteração, outros exames serão necessários para confirmar um diagnóstico de doenças respiratórias, como asma.

Em cada movimento respiratório normal, movimenta-se um volume de ar que se conhece com o nome de volume corrente, ou seja, é o volume de ar expirado e inspirado em cada respiração normal; volume de reserva expiratório, é a quantidade de ar que ainda pode ser expirado pela respiração forçada após o termino de expiração corrente normal; volume residual, é o volume de ar que ainda permanece no pulmão após uma expiração forçada; volume de reserva inspiratória, é o volume extra de ar que pode ser inspirado, além do volume corrente normal.

OBJETIVO

Medir as capacidades respiratórias.

MATERIAIS E MÉTODOS

- Espirômetro;

- Água;

- Sabão (detergente);

- Canudos;

- régua;

No primeiro momento, foram realizados com alguns alunos esse procedimento do teste no espirômetro. Eles assopraram no bico do equipamento e os resultados foram anotados, sendo que encheram os pulmões ao máximo e depois sem forçar, expiraram o ar no bico do equipamento. A cada sopro realizado os valores equivalentes eram registrados.

Na segunda etapa, realizou-se outro exame para a mensuração das capacidades pulmonares, onde os indivíduos encheram os pulmões de ar ao máximo e sopraram, com auxílio de um canudo e copo com água, soprando numa superfície contendo água e sabão, formando uma bolha, que após estourar, teve seu diâmetro medido.

Dentre total de alunos foram selecionados apenas 4 alunos para analisar os resultados:

Primeiro considerou-se duas pessoas normais de ambos os sexos, considerados normais e saudáveis dentro dos padrões da diferença para homem e mulher, pacientes A1 e A2 respectivamente.

Num outro momento considerou-se duas pessoas a primeira considerada asmática e outra pessoa considerada normal e saudável, desconsiderado os sexos, paciente A3 e A4 respectivamente.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Volume Pulmonar.

Paciente

Sexo

Observações

Capacidade (L)

A1

M

Normal

4,5

A2

F

Normal

             2,5

A3

F

Asmático

3,5

A4

F

Normal

2,5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com