TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esteróides anabolizantes androgênicos

Seminário: Esteróides anabolizantes androgênicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Seminário  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Os esteróides andrógenos anabólicos (EAA) ou anabolizantes são drogas que funcionam como os esteróides produzidos pelos próprios seres humanos, sintetizadas principalmente pela testosterona, classificados como androgênicos. Os esteróides usados para tratamentos de reações inflamatórias são os corticóides (prednisolona, cortisona, beclometasona, budesonida, dexametasona e vários outros), e todos têm diferentes graus de efeitos anabólicos (MACHADO, RIBEIRO 2004).

É válido salientar que o ser humano produz por natureza hormônios essenciais para sua existência e funcionamento pleno de seu organismo, exceto aqueles com alguma patologia. Entretanto, de acordo com os objetivos de cada pessoa que ingressa em determinadas modalidades como musculação, lutas, esportes, seja por estética ou por interesse competitivo, o indivíduo pode acabar por solicitar os recursos ergogênicos para o aumento da performance, ou, ter uma melhora do seu visual estético.

Cabe-se aos profissionais da saúde cientizar sobre quais hormônios o corpo produz, onde são produzidos no organismo e quais são suas funções. O Sistema Nervoso Central (SNC) trabalha em conjunto com o Sistema Endócrino, na regulação dos hormônios corporais, sendo que o SNC controla a liberação dos hormônios pelas glândulas (OLIVEIRA, 2012). Os hormônios esteróides são produzidos pelo córtex da supra-renal e pelas gônadas (ovários e testículos), tendo a testosterona como um dos mais importantes hormônios deste grupo (BOFF 2008).Esse hormônio exerce diversos efeitos no homem, inclusive o de aumentar a massa muscular e o peso corpóreo (Frizon et al, 2006).

De acordo com Machado e Ribeiro (2004), o homem é capaz de produzir cerca de 4 a 9mg por dia, podendo ser aumentada pelo estímulo do exercício físico intenso, enquanto as mulheres produzem somente 0,5mg de testosterona/dia, dado que infere na dificuldade das mulheres em adquirir massa muscular.

Wilson 1974 apud Junior et al (2008), esclarecem que os EAAs são compostos por dois grupos: os derivados esterificados, que são produtos de utilização intramuscular, onde segundo Machado e Ribeiro (2004) são os preferidos pelos usuários devido a ação mais rápida comparados aos de via oral, que são os derivados alcalinizados, que devem ser tomados diariamente.

Machado e Ribeiro (2004) descrevem os principais esteróides nacionais e internacionais, representados no quadro a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com