TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos Dos Anabolizantes Em Adolescentes

Monografias: Efeitos Dos Anabolizantes Em Adolescentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  686 Visualizações

Página 1 de 5

1. INTRODUÇÃO

1.1 Problema e sua importância

Os esteróides anabólicos estão sendo cada vez mais utilizados por adolescentes que não tem idéia que essas drogas são mais prejudiciais a saúde na adolescência do que na vida adulta. Pois mesmo sabendo dos efeitos colaterais durante o ciclo de treinamento e também depois que se para de utilizar os esteróides anabólicos, os adolescentes continuam utilizando anabolizantes sem saber que os danos podem ser ate irreversíveis na fase e crescimento.

Quais efeitos que os esteróides anabólicos causam ao corpo e a mente dos adolescentes a curto e longo prazo?

1.2. Objetivos

• Identificar de modo fisiológico os efeitos colaterais causados pelos esteróides anabólicos aos adolescentes;

1.3. Justificativa

Sabe-se que é crescente o número de adolescentes utilizando anabolizantes.

Esta pesquisa justifica-se, pois busca informar os ricos dessa utilização abusiva dos esteróides anabólicos.

1.4 Definição de Termos

Esteróides Anabólicos: Os esteróides androgênicos anabólicos (EAA ou AAS - do inglês Anabolic Androgenic Steroids), também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteróides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. (WIKIPÉDIA)

Mente: Entendimento, intelecto, espírito. (AURÉLIO, 2011)

Corpo: Parte material do animal, especialmente do homem (por opos. a espírito). (AURÉLIO, 2011)

Efeitos Colaterais: Denomina-se efeito colateral como um efeito diferente daquele considerado como principal por um fármaco. Esse termo deve ser distingüido de efeito adverso, que se refere a um efeito colateral indesejado, pois um fármaco pode causar outros efeitos potencialmente benéficos além do principal. (WIKIPÉDIA)

2. REVISÃO DE LITERATURA

Constata-se que houve um grande aumento de adolescentes fazendo uso dos chamados esteróides anabólicos para obter um corpo perfeito em pouco tempo, de acordo com DULCE e MOURA (apud SOUZA e FISBERG, 2002) “a facilidade de obtenção dos anabolizantes favorece sua disseminação junto aos atletas e não atletas e a grande “atração” para o consumo desta droga ocorrem porque seus efeitos são visíveis (para os que se preocupam com a aparência física), assim como apelo à aparência física, levam ao consumo de Esteróides a uma faixa etária com tantos problemas como a pré-adolescência e a adolescência.” Mas os adolescentes com toda essa obsessão por fazer uso dos esteróides anabólicos para conseguir cada vez mais rápido um resultado satisfatório nos treinos não atentam para o mal que os efeitos colaterais podem lhe causar, com isso segundo DULCE e MOURA (apud BROWER, 1992) no adolescente os efeitos colaterais são: Maturação esquelética precoce com fechamento prematuro das epífises ósseos com baixa estatura e puberdade acelerada, levando a um crescimento raquítico, acne, calvície precoce, policitemia exacerbada da apnéia do sono. Mas para DULCE e MOURA (apud SANTOS, 2007) tais efeitos colaterais variam de indivíduo para indivíduo, o tipo consumido, a questão do tempo, o fator genético, o possível treinamento, o fator nutricional, e muito grave como desenvolvimento precoce, e desenvolvimento extremo das características sexuais secundárias (hipervirilização).

Considerando esses efeitos colaterais a saúde a outros efeitos como os psicológicos que se tornam tão prejudiciais que acabando atrapalhando o desenvolvimento do adolescente, de acordo com estudos realizados por RAMALHO e ALFRED SHOLL-FRANCO et al. (apud CORRIGAN, 1996 apud SILVA e COLABORADORES, 2002) apontam que:

Os efeitos psicológicos dos esteróides anabólicos se categorizam em três subdivisões. Na primeira enquadram-se os efeitos imediatos do mau uso: aumento da confiança, da energia e da auto-estima, acompanhados por um maior entusiasmo e motivação, ale de insônia, menor fadiga, habilidade para treinar com dor, irritação, raiva e agitação, ou seja, estes efeitos estão ligados a mudança do humor e euforia. Na segunda categoria corresponde ao uso prolongado com doses exageradas, observa-se perda de inibição, com alterações ainda mais acentuadas do humor. Na terceira categoria, os efeitos tornam-se ainda mais graves por haverem evoluído de sentimentos de agressividade para comportamentos violentos, hostis e anti-sociais. Homicídio, suicídio e abuso infantil são algumas conseqüências destes acessos de fúria.

Mesmo depois de ter parado de utilizar os esteróides anabólicos os efeitos continuam agindo conforme diz RAMALHO e ALFRED SHOLL-FRANCO et al. (apud LISE, 1999) também se observa que a interrupção do uso dos esteróides anabólicos determina uma síndrome de abstinência, durante a qual surgem vários sintomas adrenérgicos e craving (“fissura”), bem como depressão. Conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com