TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratégias para sua implementação em enfermagem

Tese: Estratégias para sua implementação em enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Tese  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Estratégias para sua implementação na enfermagem

A prática baseada em evidências é uma abordagem que possibilita a melhoria da qualidade da assistência à saúde. Essa abordagem envolve a definição de um problema, a busca e avaliação crítica das evidências disponíveis, implementação das evidências na prática e avaliação dos resultados obtidos. Incorpora ainda, a competência clínica do profissional e as preferências do cliente para a tomada de decisão sobre a assistência à saúde.

O grupo denominado Alliance (Capital Area Alliance for Nursing Research and Research Utilization) encontra-se mensalmente para o planejamento e implementação de atividades que contemplam os seguintes objetivos: expandir a prática baseada em evidências para garantir a melhoria da assistência prestada ao paciente; fomentar a colaboração na condução e utilização de pesquisas; criar uma cultura na enfermagem de condução de pesquisas; assegurar a transferência de resultados de pesquisa para a prática assistencial e o ensino; e estimular a disseminação da prática baseada em evidências.

Em suma, esta estratégia proporciona a incorporação de resultados de pesquisas na prática; por meio de discussão os enfermeiros aprendem sobre pesquisa e os pesquisadores recebem retorno das pesquisas desenvolvidas. Consiste numa estratégia inovadora, pois promove a interação entre enfermeiros e pesquisadores na responsabilidade frente à utilização de pesquisas para proporcionar a melhoria da assistência prestada ao paciente.

Entendemos que a formação de parcerias entre as instituições de ensino e as instituições prestadoras de serviços de saúde, possibilitaria a criação de condições que pudessem modificar a realidade vivenciada pelos enfermeiros.

Cristina Maria Galvão**

Namie Okino Sawada**

Rev Bras Enferm, Brasília (DF) 2003; 56(1): 57-60.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com