TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução Da Enfermagem

Monografias: Evolução Da Enfermagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2014  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 13

Evolução do Exercício Profissional de Enfermagem

Evolution of Professional Nursing

RESUMO

Este artigo tem por objetivo abordar a evolução da enfermagem desde quando não se tinha a enfermagem como profissão, mas como um simples ato de cuidar e curar os enfermos, até as transformações históricas e às influências de algumas personalidades fundamentais para o surgimento, aperfeiçoamento e reconhecimento da Enfermagem como uma profissão tanto importante quanto a medicina. Enfermagem é a arte de cuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção e recuperação da saúde.

ABSTRACT

This article aims to assess the evolution of nursing since He had not nursing as a profession, but as a simple act of caring for and healing the sick, to the historical transformations and the influences of some key personalities for the emergence, development and recognition Nursing as a profession so important as medicine. Nursing is the art of caring and also a science whose essence is the care and specificity to human, individual, family or community so integral and holistic, developing autonomously or in a team activity promotion, protection, prevention and recovery health.

Evolução da Enfermagem.

1.1 Enfermagem Primitiva.

A enfermagem está inserida nas práticas de saúde, que estão ambientadas em períodos transitórios de desenvolvimento das nações. As práticas de saúde são tão antigas quanto à humanidade porque fazem parte da própria condição de sobrevivência e desenvolveram-se entre as primeiras civilizações do Oriente e do Ocidente, tendo sido influenciadas pelas doutrinas, dogma e religiões. Caracterizam-se pela prática do cuidar e têm como alicerces concepções evolucionistas e teológicas. Com o evoluir dos tempos, foi constatado que os conhecimentos dos meios de cura resultavam em poder, no interior dos grupamentos humanos. Observa-se que a enfermagem está em sua natureza relacionada ao cuidar das sociedades nômades e primitivas. As práticas de saúde foram-se difundindo e se diferenciando sempre articuladas com as estruturas sociais. A religião atende as necessidades individuais de sobrevivência da população que almeja a felicidade material, a saúde do corpo e a felicidade da alma. As práticas estavam associadas à pratica religiosa, numa luta que envolvia milagres e encantamentos contra os demônios causadores dos males do corpo e do espírito. Posteriormente desenvolveram-se escolas específicas para curar na Itália e Sicília.

Quanto à Enfermagem, as referências da época, estão relacionadas com as práticas domiciliar de parto e atuação pouco clara de mulheres de classe elevada que dividiam as atividades dos templos com os sacerdotes. A prática de saúde passa a basear-se na experiência, no conhecimento da natureza, no raciocínio lógico- que desencadeia uma relação de causa e efeito para as doenças- limitado pela ausência de conhecimentos fisiológicos. Cuidar dos doentes era tarefa dos sacerdotes e de mulheres naturalmente dotadas de aptidão e que tinham conhecimentos sobe ervas e preparo de remédios. Nos primeiros séculos do período cristão, as práticas de saúde sofrem a influência dos fatores sócios econômicos e políticos da sociedade feudal.

2 Influências de Florence Nightingale na Enfermagem;

Nascida em 12 de Maio de 1820, em Florença, Itália, Florence Nightingale era filha de ingleses. Possuía inteligência incomum, tenacidade de propósitos, determinação e perseverança, o que lhe permitia dialogar com políticos e oficiais do Exército, fazendo prevalecer suas ideias. Dominava com facilidade o inglês, o francês, o alemão, o italiano, além do grego e latim.

Florence Nightingale é considerada a fundadora da Enfermagem moderna em todo o mundo, obtendo projeção maior a partir de sua participação como voluntária na Guerra da Criméia, em 1854, quando com 38 mulheres (irmãs anglicanas e católicas) organizou um hospital de 4000 soldados internos, baixando a mortalidade local de 40% para 2%. Desde Florence, adjetivos como: disciplina, obediência e a subserviência na enfermagem são consideradas como parte indissociável do exercício diário, tanto nas ações assistenciais como nas relações enfermagem/médico e enfermagem/administração hospitalar. Além disso, descreveu as péssimas condições sanitárias das instalações hospitalares e verificou que a manipulação do ambiente físico (ventilação, aquecimento, luz, ruído) era o principal componente do atendimento de enfermagem.  

Após a guerra, Florence fundou uma escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas, que passou a servir de modelo para as demais escolas que foram fundadas posteriormente. A disciplina rigorosa, do tipo militar, era uma das características da escola Nightingaleana, bem como a exigência de qualidades morais das candidatas. O curso, de um ano de duração, consistia em aulas diárias ministradas por médicos.

Ela fundou em 1868 a Sociedade de Enfermeiras de "East London", a Associação de Enfermeiras e a Sociedade Nacional de Enfermeiras em 1874 e o Instituto de Enfermeiras do Jubileu da Rainha em 1890. Seu trabalho inspirou outros países a melhorarem as condições dos hospitais de campanha e sua ajuda foi importante para os soldados na guerra civil americana e na guerra franco-prussiana.

Assim, a Enfermagem surge não mais como uma atividade empírica, desvinculada do saber especializado, mas como uma ocupação assalariada que vem atender a necessidade de mão-de-obra nos hospitais, constituindo-se como uma prática social institucionalizada e específica.

Apesar de Nightingale não apresentar seu trabalho como uma Teoria de Enfermagem, ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com